terça-feira, 14 de abril de 2009

A SALVAÇÃO COMO OPTIMIZAÇÃO DA PESSOA-V

V-ESPÍRITO SANTO E VIDA ETERNA

A Primeira Carta de São João diz ainda o seguinte: “A Deus nunca ninguém o viu. Se nos amarmos uns aos outros, ele permanece em nós e o seu amor chega à perfeição em nós” (1 Jo 4, 12).

Como Deus é amor, diz São João, quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele (1 Jo 4, 16).

O Espírito Santo é a alma deste conhecimento de Deus, não por nos comunicar muitos conceitos, mas por nos conduzir para atitudes de amor idênticas ás de Cristo:

“Fui-vos dizendo estas coisas enquanto estava convosco. Mas o Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, esse é que vos ensinará tudo, recordando-vos tudo o que eu vos disse” (Jo 14, 25-26).

O Espírito Santo completa a missão de Jesus, conduzindo os discípulos para a Verdade plena, a qual coincide com o conhecimento de Deus:

“Tenho ainda muitas coisas para vos dizer, mas não as podeis compreender por agora. Quando ele vier, o Espírito da Verdade, há-de guiar-vos para a verdade completa” (Jo 16, 12-13).

Não há conhecimento de Deus que não passe pelo amor aos irmãos!

No dia do juízo, algumas pessoas que passaram a vida a amar os irmãos não sabiam que existia Cristo.

Mas o Senhor reconheceu esse amor como conhecimento genuíno de Deus: “Então os justos vão responder a Jesus: “Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber?

Quando te vimos peregrino e te recolhemos ou nu e te vestimos? Quando te vimos doente ou na prisão, e fomos visitar-te?

Então o rei responder-lhes-á: “Em verdade em verdade vos digo: sempre que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim mesmo o fizestes” (Mt 25, 37-40).

Tudo isto quer dizer que a vida eterna é algo que já está a emergir no nosso coração!

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: