sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

SER CRISTÃO É SER EVANGELIZADOR-IV

IV-O EVANGELIZADOR E O ESPÍRITO SANTO

Graças ao dom da Fé, os cristãos sabem que não estão sozinhos para realizar a enorme missão da evangelização do mundo.

O Espírito Santo é o primeiro protagonista desta tarefa grandiosa.

É ele que nos capacita, tornando-nos fortes e ousados, conscientes de que não estamos sozinhos na tarefa da evangelização.

O Novo Testamento insiste em que a Fé nos faz participar do próprio poder de Deus, capacitando-nos para fazermos maravilhas.

Eis algumas afirmações dos evangelhos que nos asseguram de que podemos dispor da força de Deus para realizarmos a obra do Evangelho:

“Se acreditas, todas as coisas são possíveis para aquele que acredita” (Mc.9,23).

A fé converte-nos em crentes capazes de realizarmos as maravilhas que Deus realiza pelos seus apóstolos.

Mas temos de estar sempre preparados através da oração e meditação das Escrituras.

Eis o que diz o evangelho de São Lucas: “Jesus abriu-lhes a mente, a fim de entenderem as Escrituras” (Lc.24,45).

No evangelho de São Marcos, Jesus dá-nos a garanti de que, se acreditarmos, e tomarmos Deus a sério teremos pleno sucesso nas nossas vidas:

“Todas as coisas são possíveis para aquele que acredita” (Mc.9,23).

E São Mateus acrescenta: “Se tiveres fé nada será impossível para ti” (Mt.17,21). E ainda: “Faça-se segundo a tua fé” (Mt.9,29).

Na verdade, Deus está em nós e por nós, embora nunca esteja em nosso lugar.

O Espírito Santo optimiza as nossas capacidades e possibilita-nos a realização de maravilhas, embora sem jamais nos substituir.

Quando agimos movidos pela Fé, o nosso pensamento e a nossa acção ficam em sintonia com Deus.

Eis como São Paulo explica isto na Carta aos Romanos:
“Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos, renovando a vossa mente, a fim de poderdes discernir sobre a vontade de Deus, descobrindo o que é bom, agradável e perfeito” (Rm.12,2).

Mas nada disto acontecerá se não soubermos com quem podemos contar.

O evangelho de São João diz-nos claramente que a nossa vida só dará frutos de vida se estivermos unidos a Cristo.

Ele é a cepa da videira e nós os ramos. A seiva que alimenta esta união orgânica, dinâmica e fecunda é o Espírito Santo, como diz Jesus:

“Permanecei em mim que eu permanecerei em vós. Tal como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, mas só permanecendo na videira, assim também acontecerá convosco se não permanecerdes em mim.

Eu sou a videira e vós os ramos. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto, pois sem mim nada podeis fazer” (Jo 15, 4-5).

É fundamental estarmos unidos a Cristo e deixarmo-nos conduzir pelo Espírito Santo, a fim de a nossa acção evangelizadora ser fecunda.

“Se vivemos pelo Espírito Santo, diz São Paulo, devemos também orientar a nossa vida em harmonia com o mesmo Espírito Santo” (Ga.5, 25).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias


Sem comentários: