sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

FALANDO COM DEUS SOBRE O HOMEM-II



II-A NOSSA HUMANIZAÇÃO CULMINA EM VÓS

A imagem de Deus vai-se esculpindo em nós de modo gradual e progressivo, à medida em que nos vamos construindo como pessoas. Podemos dizer que a dinâmica da humanização é o próprio processo da configuração do homem como imagem de Deus

A Lei da humanização é: emergência pessoal-espiritual mediante relações amorosas e convergência para a comunhão universal.

O Espírito Santo é o grande protagonista nesta tarefa da edificação do Homem como imagem de Deus. No entanto, nunca o faz sem nós. Por outras palavras, o Espírito Santo está connosco, mas não em nosso lugar.

Quando nos opomos ao amor, estamos a bloquear a dinâmica da nossa humanização e a resistir à acção do Espírito Santo em nós.

O Homem será tanto mais imagem de Deus quanto mais se realizar como ser livre, consciente, responsável e capaz de comunhão amorosa.

Tudo isto nos quer dizer que somos seres talhados para uma comunhão universal com os outros seres humanos e com Deus.

Como a pessoa humana é um ser em construção, a imagem de Deus é uma realidade a emergir de modo gradual e progressivo. Somos pessoas a emergir como seres históricos.

Quando contamos aos outros a nossa história pessoal, estamos a desenhar para eles um esboço da imagem de Deus que nós somos. Deus Santo, Obrigado por este privilégio de nos estarmos a construir como imagem de Deus e pelo facto de, pelo mistério da Encarnação, termos sido incorporados na comunhão da Família de Deus

GRAÇAS A CRISTO RESSUSCITADO, ESTAMOS TALHADOS PARA SER DIVINOS!

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias












































Sem comentários: