quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

POBREZA E DESUMANIZAÇÃO-I


I-O HOMEM E AS INJUSTIÇAS

Apesar dos enormes progressos técnicos e científicos, a fome no mundo continua a matar milhares de pessoas todos os dias.

Devido à subnutrição de muitas populações e camadas sociais mais pobres, estão a surgir novos surtos de antigas epidemias, além de novos surtos de doenças que eliminam milhões de seres humanos.

É chocante ver que enquanto os pobres estão cada vez mais pobres, os ricos exibem luxos e caprichos cada vez mais dispendiosos.

Estas assimetrias não podem continuar a crescer sob pena de a Humanidade a caminhar a passos rápidos para a autodestruição devido a um processo de desumanização.

O Homem ou se humaniza e cresce no sentido da fraternidade ou caminha para a desagregação e a acção destrutiva, tanto a nível das relações com a natureza como a nível das nações, das culturas.

As ciências estão cada vez mais a ser utilizadas no sentido de criar técnicas sofisticadas para matar ou então para servir os interesses mesquinhos dos ricos e dos poderosos.

O egoísmos está a crescer assustadoramente no nosso mundo, gerando sociedades egoístas onde a indiferença e a solidão das pessoas aumentam sem cessar.

As propostas da Palavra de Deus vão numa linha bem diferente: Deus deu a terra ao Homem, a fim deste colocar os seus bem em favor de todos os homens.

O projecto de Deus acerca dos bens da terra vai no sentido de que estes sejam postos ao serviço de todos os homens.

Ao entregar a terra ao Homem, Deus quis que as suas riquezas fossem geridas de modo a produzirem bem-estar para todos os seres humanos.

Isto quer dizer as pessoas que possuem bens têm uma vocação distinta daquelas que não os possuem.

As pessoas que têm riquezas são chamadas por Deus a fazê-las circular em benefício dos que não têm, sob pena de entrarem num processo que vai impedir a sua plena realização e felicidade.

Os evangelhos dizem que é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar na Comunhão Universal da Família de Deus.
Esta afirmação e outras parecidas levaram muitas pessoas a pensar que Deus mandava os ricos para o inferno.
Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: