sábado, 5 de janeiro de 2008

CHAMADOS A RENASCER-II

II-ESPÍRITO SANTO E RENASCIMENTO

Nascemos talhados para amar. Deus deu-nos a possibilidade de realizarmos esta tarefa quando insuflou o hálito da vida no nosso interior, a fim de realizarmos a tarefa da nossa humanização.

Graças à nossa união orgânica com Cristo o processo da nossa humanização culmina na divinização ao sermos incorporados na comunhão da Santíssima Trindade.

A essência da vida pessoal é de ordem espiritual. Por isso podemos dizer com toda a segurança que ser pessoa é ser para sempre.

Renascendo mediante o amor a pessoa humana está a caminhar de modo seguro para a plenitude da Família de Deus: Filhos em relação a Deus Pai e irmãos em relação ao Filho de Deus.

O Espírito Santo é o amor de Deus derramado nos nossos corações (Rm 5,5).

Ele é o vínculo maternal de comunhão orgânica e o princípio pessoal que dinamiza as relações de amor e comunhão. É por ele que entramos na Família de Deus (Rm 8, 14-16).

O evangelho de São João, falando da necessidade que temos de renascer diz que o que nasce da carne é carne e o que nasce do Espírito Santo é espiritual (Jo 3, 6).

É verdade que o Espírito Santo não nos substitui no processo do nosso renascimento.

O Espírito Santo está connosco mas não em nosso lugar. Mas ele optimiza as nossas possibilidades de renascer se lhe permitirmos que actue nos nossos corações.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: