segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

EVANGELIZAR É CONTAR UMA HISTÓRIA DE AMOR-I

I-JESUS COMO NARRADOR DO AMOR DE DEUS

Evangelizar é contar uma história de amor cheia de sentido para os seres humanos.

Esta história é fecunda, pois assenta na verdade de Deus e do Homem.

Por outras palavras, a acção evangelizadora tem uma enorme força libertadora por ser a narração da verdade de Deus e do Homem:

Podemos dizer que Jesus Cristo é o ponto de encontro da verdade de Deus com a verdade do Homem.

É esta a razão pela qual Jesus disse aos discípulos que ele é o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo 14, 6).

Ao ressuscitar, Jesus enviou-nos o Espírito Santo o qual, como diz Jesus no evangelho de São João, nos conduz de modo gradual e progressivo para a verdade total (Jo 16,
13).

Através das suas palavras e do seu jeito de actuar, Jesus foi o grande contador da história do amor incondicional de Deus por nós.

Depois, ao ressuscitar, comunicou-nos a força e a sabedoria do Espírito Santo, a fim de nos capacitar para evangelizarmos o nosso mundo.

Segundo o evangelho de São João, Jesus vivia de tal modo unido ao Pai que um dia afirmou: “Quem me vê, vê o Pai” (Jo 14, 9).

O evangelho de São Lucas diz que o conhecimento de Jesus sobre a verdade de Deus e do Homem era perfeito.

Um dia, Jesus exultou de alegria pela força do Espírito Santo, pois deu-se conta de que alguns dos seus ouvintes estavam a acolher a verdade de Deus no seu coração.

Este relato de São Lucas é um excelente exemplo da alegria que invade o coração do evangelizador, ao verificar que a sua palavra está a ser acolhida. Eis as palavras de Jesus:

“Naquele momento, Jesus estremeceu de alegria sob a acção do Espírito Santo e disse: “Bendigo-te ó Pai, Senhor do Céu e da Terra, porque escondestes estas coisas aos sábios e aos inteligentes e as revelastes aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado.

Tudo me foi entregue por meu Pai e ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai, como ninguém conhece quem é o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.

Depois, voltando-se para os discípulos, disse-lhes em particular:

“Felizes os olhos que vêem o que estais a ver. Porque eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que vedes e o não o viram, ouvir o que ouvis e não o ouviram!” (Lc 10, 21.24).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

2 comentários:

Rui Vasconcelos disse...

Obrigado pela história de Amor que me vai contando com a sua vida!
Evangelizar é partilhar a descoberta do Rosto e da presença de Deus no seio da Humanidade, reveladas em Jesus.
Ajuda-me, Espírito Santo, Paráclito dos discípulos e dos evangelizadores, a descobrir e aprofundar, na Fé, o Rosto e a vontade do Pai, para que cresça como mediação de libertação e paz junto dos meus irmãos.

Nascer de Novo... disse...

Queria agradecer-lhe pela visita no meu blog, e também por toda a sua vida que tem partilhada e repartilhada... Obrigado por tudo o que escreve, pois tem-nos ajudado muito a crescer e a amadurecer na fé. Grande abraço em Jesus Cristo.