quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

POBREZA E DESUMANIZAÇÃO-IV


IV-RIQUEZAS E DESUMANIZAÇÃO

Quando pomos o nosso dinheiro ao serviço da fraternidade e do amor estamos a sintonizar com o coração do nosso Deus que é Amor (1 Jo 4, 7-8).

Deus convida as pessoas que têm bens a partilharem, a fim de colaborarem com o projecto amoroso de Deus para a Humanidade.

A pobreza e as desigualdades estão a aumentar no mundo, mas isto não tem necessariamente de ser assim.

Jesus ensinou-nos que a partilha é o caminho da abundância.

O milagre da multiplicação dos pães e dos peixes foi um sinal que Jesus fez para nos ensinar que a partilha faz que os bens cheguem para todos e ainda sobrem (Mt 14, 13-21; Mc 6, 34-44; Lc 9, 10-17).

As pessoas que se recusam a partilhar estão a impedir que a fraternidade e do amor se difundam no mundo através da circulação dos bens.

O projecto de Deus, diz Nossa Senhora no seu canto do Magnificat, é encher de bens os famintos e despedir sem nada os ricos que se recusam a partilhar (Lc 1, 53).

A avareza é uma forma de resistir ao plano de Deus sobre a finalidade dos bens.

Os ricos que se recusam a partilhar, dizem os evangelhos, estão a amontoar tesouros que a traça e o caruncho podem destruir e os ladrões podem roubar, dizem os evangelhos (Mt 6, 19-20; Lc12, 33-34).

Os evangelhos dizem que os avarentos são pessoas insensatas.

Trabalham para encher o celeiro. Depois de o terem enchido, fazem obras para o aumentar.

Estas pessoas têm a morte dos insensatos. Quando julga que está a ficar seguro, diz o evangelho de São Lucas, chega a morte, e despoja-o de tudo o que tinha.

Tudo o que amontoou de nada lhe serviu, pois nem o comeu nem o levou consigo (Lc 12, 13-21).

Para ressaltar a insensatez das pessoas que gastaram a vida a amontoar riquezas, os evangelhos os põem a seguinte questão:

Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro se o resultado for o seu malogro e o fracasso da sua existência? (Mt 16, 26; Mc 8, 36; Lc 9, 25).
Em comunhão convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: