quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

COMO ANUNCIAR A REALEZA DE JESUS CRISTO-III


III-REALEZA DE CRISTO E REINO DE DEUS

Com a ressurreição de Jesus o Reino de Deus ficou tão perto de nós que está ao alcance de todos nós.

Basta fazer silêncio para podermos entrar no nosso interior.

A Carta aos Colossenses diz que pela ressurreição de Jesus, Deus libertou-nos do reino exterior das trevas e transferiu-nos para o Reino de seu amado Filho, o qual é interior (Col 1, 13).

Era isto que Jesus queria dizer quando afirmou a Pilatos que o seu Reino não é deste mundo.

Na verdade o Reino de Deus é universal, isto é, presente a todos os seres humanos a partir do momento em que Jesus ressuscitou e difundiu para nós o Espírito Santo.

Jesus convida-nos a reinar com ele, pois o seu reino, por ser um reino de amor, é partilhado por todos.

Ninguém se impõe aos outros, pois este reino assenta sobre os pilares da comunhão orgânica.

Dizer que o reino de Deus assenta sobre os pilares da comunhão orgânica significa que a sua força vital, o Espírito Santo, circula por todos.

Eis como Jesus explicou a comunhão orgânica do seu reino: “Permanecei em mim que eu permaneço em vós.

Tal como o ramo da videira não pode dar fruto por si mesmo, mas só permanecendo na videira, assim também acontecerá convosco se não permanecerdes em mim.

Eu sou a videira e vós os ramos. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto, pois sem mim nada podeis fazer” (Jo 15, 4-5).

Jesus foi muitas vezes a Jerusalém a proclamar a Palavra de Deus.

Mas Jerusalém não aceitou a Palavra de Deus, acabando por matar Jesus.

Após a morte e ressurreição de Jesus, Jerusalém foi destruída pelos romanos.

Deus tomou partido por Jesus, ressuscitando-o e fazendo dele o rei de uma Nova Jerusalém.

A Nova Jerusalém é o Reino de Deus no qual há morada para todos nós e onde todos podemos reinar com Jesus.

Na Nova Jerusalém, diz o livro do Apocalipse, Deus está junto de todos como um Pai bondoso está junto dos seus filhos.

A Nova Jerusalém, portanto, é a morada de Deus com todos os seres humanos que escolheram o amor como seu jeito de viver.

Eis o modo como o Livro do Apocalipse descreve a morada de Deus onde também há moradas para todos nós:

“Vi então um Novo Céu e uma Nova Terra, pois o primeiro céu e a primeira terra tinham desaparecido. E o mar também já não existia!

E vi descer do Céu, de junto de Deus, a cidade santa, a Nova Jerusalém, já preparada como uma noiva adornada para o seu esposo no dia do casamento.

E ouvi uma voz forte que vinha do trono de Deus e gritava: “Esta é a morada de Deus entre os homens”. Ele habitará com as pessoas humanas e estas serão o seu povo.

Deus estará com eles e será o seu Deus. Ele enxugará todas as lágrimas dos olhos dos seres humanos.

Nesse encontro de Deus com as pessoas humanas já não há morte, nem luto, nem pranto, nem medo, nem dor, pois as primeiras coisas passaram!” (Apc 21, 1-4).

Depois acrescenta: “Todo o que vencer vai herdar todas estas coisas. Eu serei o seu Deus e ele será o meu filho” (Apc 21, 7).

Como sabemos, Deus é uma Família de três pessoas. Nesta família todas as pessoas reinam.

A Segunda Carta de São Pedro diz que os cristãos são um povo de reis, sacerdotes e profetas, a fim de anunciarem ao mundo as maravilhas de Deus (1 Pd 2, 9).

Na festa do Reino de Deus, nós formamos a grande família de Deus onde a lei é a mesma para todos: o amor.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: