quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

A VIDA ETERNA EM PERSPECTIVAS BÍBLICAS-VI

VI-O ESPÍRITO SANTO COMO ÁGUA DA VIDA

Jesus disse à Samaritana que o dom da Salvação acontece no interior da pessoa, graças à acção da Água Viva, isto é, o Espírito Santo.

“Se conhecesses o dom que Deus tem para dar e quem é aquele que te está a pedir água, tu é que lhe pedirias e ele dar-te-ia uma Água Viva” (Jo 4, 10).

O profeta Jeremias denuncia a infidelidade do povo que ousa voltar as costas a Deus que é a fonte da Água Viva.

A Carta aos Romanos diz que todos os que se deixam conduzir pelo Espírito Santo são filhos de Deus Pai e irmãos do Filho de Deus:

“Todos os que se deixam guiar pelo Espírito Santo são filhos de Deus. Vós não recebestes um espírito de escravidão para andardes com medo, mas sim um Espírito de adopção graças ao qual clamamos “Abba”, papá.

É o próprio Espírito que dá testemunho no nosso íntimo de que somos filhos de Deus. Se somos filhos, somos igualmente herdeiros: herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo” (Rm 8, 14-17).

São Paulo também utiliza a simbologia da Água para falar do Espírito Santo: “Todos nós fomos baptizados num só Espírito, a fim de formarmos um só corpo, tanto judeus como gregos, escravos ou livres.

Todos bebemos de um mesmo Espírito” (1 Cor 12, 13). Em relação às dúvidas da Samaritana a propósito da Água Viva, Jesus diz-lhe que á Água Viva não é como a água do poço de Jacob, símbolo da Antiga aliança.

A água do poço de Jacob, não mata a sede de modo definitivo: “Todo aquele que bebe desta água voltará a ter sede.

Mas aquele que beber da Água que eu lhe der, nunca mais terá sede, pois esta Água converter-se-à nele em Fonte de Vida Eterna” (Jo 4, 13-14).

O profeta Ezequiel diz que o Messias vem conduzir as pessoas para a autenticidade de vida, graças à acção do Espírito Santo:

“Arrancarei do vosso peito o coração de pedra e dar-vos-ei um coração de carne. Porei o meu Espírito no vosso íntimo, fazendo que sejais fiéis às minhas leis e preceitos” (Ez 36, 26-27).

Na Carta aos Efésios, São Paulo convida os cristãos a não se embriagarem com vinho, mas a encher-se do Espírito Santo (Ef 5, 18).

O profeta Isaías, diz que o Espírito Santo é uma água que mata a sede e faz desabrochar a vida em abundância:

“Vou derramar água sobre o que tem sede e fazer correr rios sobre a terra árida. Vou derramar o meu Espírito sobre a tua posteridade e a minha bênção sobre os teus descendentes.

Estes crescerão como plantas junto das fontes e como salgueiros junto das águas correntes” (Is 44, 3-4).

São Paulo reconhece que Jesus ressuscitado iniciou os tempos da abundância do Espírito Santo.Na Carta aos Romanos ele diz que o Espírito Santo é o amor de Deus derramado nos nossos corações (Rm 5, 5).

Os Actos dos Apóstolos vêem no acontecimento do Pentecostes os tempos da plenitude do Espírito anunciado pelos profetas.

Face ao entusiasmo e alegria dos apóstolos, os judeus acusavam-nos de estar embriagados.Os Apóstolos respondem dizendo que a sua exultação é a realização do oráculo do profeta Joel:

“Não, estes homens não estão embriagados como imaginais, pois apenas vamos na terceira hora do dia.

Mas tudo isto é a realização do que disse o profeta Joel” (Act 2, 15-16). Na verdade, o profeta Joel anunciou os tempos messiânicos como a plenitude do grande dom do Espírito Santo:

“Depois disto, derramarei o meu Espírito sobre toda a Humanidade. Os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão e os vossos anciãos terão visões.

Também derramarei o meu Espírito sobre os vossos servos e servas naqueles dias” (Jl 3, 1-2).A vida eterna brota da dinâmica do Espírito Santo em nós, diz São Paulo na Carta aos Gálatas:

“Quem semear na carne, da carne colherá a corrupção. Mas quem semear no Espírito do Espírito Santo colherá a vida eterna” (Ga 6, 9).

O profeta Isaías via o Espírito Santo como a fonte da Salvação: “Cheios de alegria tirareis água das fontes da Salvação” (Is 12, 3).

Graças ao facto de Deus estar a fazer história com o Homem, a Vida eterna está a emergir no nosso coração.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: