domingo, 30 de novembro de 2008

A FIDELIDADE DO DEUS DA ALIANÇA-I


I-A ALIANÇA E O PECADO DE ADÃO

Ao criar o Homem à sua imagem e semelhança, Deus planeou estabelecer com ele uma comunicação permanente em forma de aliança.

Foi por esta razão que Deus, começou logo por fazer uma aliança com Adão, tornando-o chefe e cabeça da criação (Gn 1, 28-30; 2, 15-20).

Mas Adão, diz o Livro do Génesis, dominado pelo orgulho, pretendeu ser igual a Deus, rompendo, deste modo, com a aliança que o Senhor acabara de fazer com ele (Gn 3, 1-13).

Mas Adão não é apenas um sujeito isolado. A Humanidade não é um conjunto de ilhas, mas um corpo formando uma união orgânica e dinâmica cuja cabeça era o mesmo Adão.

Com Este seu procedimento, Adão rompeu a comunhão com Deus. Isto quer dizer que o pecado de Adão não é um acto com consequências meramente individuais.

Na perspectiva bíblica, o pecado de Adão é uma dinâmica negativa que afecta a Humanidade enquanto corpo, introduzindo ritmos negativos nas relações e interacções entre as pessoas.

Opondo-se à vontade de Deus, Adão introduziu a Humanidade no caminho do malogro e do fracasso.

Na verdade, a vontade de Deus coincide sempre com o que é melhor para a pessoa humana.
Por outras palavras, a vontade de Deus em relação a nós não é nunca arbitrária.

Isto quer dizer que não devemos ter medo de buscar sempre a vontade de Deus, pois este é o modo de escolhermos sempre o que é melhor para nós.

Eis a razão pela qual é muito perigoso brincar com Deus, não porque Deus se vingue, mas porque brincar com Deus significa brincar com o nosso bem.

Podemos dizer que as pessoas que brincam com Deus já entraram no caminho do malogro e do fracasso, pois estão a brincar com o seu próprio bem.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: