quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

A VIDA ETERNA EM PERSPECTIVAS BÍBLICAS-IV

IV-VIDA ETERNA E CONHECIMENTO DE DEUS

Deus é o Senhor da Vida Eterna. Por ser amor Deus não condena ninguém. As pessoas que vão para a morte eterna, condenam-se por sua própria decisão.

eterna dependem da atitude da pessoa perante o amor. No Reino de Deus todos dançam o ritmo do amor, mas cada qual com o jeito que tiver treinado agora na história.

Isto quer dizer que a vida eterna atinge a sua plenitude no Reino de Deus, mas está a emergir na História.

Graças ao acontecimento histórico de Jesus Cristo, a pessoa vai sendo divinizada na medida em que se humaniza.

Jesus propõe-nos um jeito novo de viver, o qual nos possibilita uma interacção nova com o Espírito Santo, condição para atingirmos o conhecimento de Deus.

O evangelho de São João diz que a vida eterna consiste em conhecer a Deus: “Esta é a vida eterna: que te conheçam a ti, único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem tu enviaste” (Jo 17, 3).

Conhecer, na Bíblia, significa interagir de modo amoroso e fecundo. O conhecimento de Deus e de Jesus Cristo implica, portanto, uma comunhão orgânica, a qual confere uma nova qualidade à vida:

“Tudo me foi entregue por meu Pai e ninguém conhece o Filho senão o Pai, como ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar” (Mt 11, 27).

Conhecer Deus é, pois, interagir de modo amoroso e fecundo com as pessoas divinas. Este conhecimento não é resultado de um simples treino humano, mas algo que só pode acontecer pela acção do Espírito Santo:

“Nesse mesmo instante, Jesus estremeceu de alegria sob a acção do Espírito Santo e disse:

“Bendigo-te ó Pai, Senhor do Céu e da Terra, porque escondestes estas coisas aos sábios e aos inteligentes e as revelastes aos pequeninos. Sim, Pai, porque foi esta a tua vontade e o teu agrado” (Lc 10, 21).

Como este texto nos indica, o conhecimento de Deus não é uma questão teórica, mas uma experiência viva feita no Espírito Santo.

A Primeira Carta de São João diz-nos que o conhecimento de Deus é uma questão de amor:
“Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus.

Todo aquele que ama nasceu de Deus e chega ao conhecimento de Deus.O que não ama não chegou a conhecer Deus, pois Deus á amor” (1 Jo 4, 7-8).

Depois acrescenta: “A Deus nunca ninguém o viu, mas se nos amarmos, Deus permanece em nós e o seu amor chega à perfeição em nós” (1 Jo 4, 12).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: