segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

CONHECIMENTO DE DEUS E VIDA ETERNA-IV

IV-O CONHECIMENTO DE DEUS COMO SABEDORIA

Conhecer Cristo, diz a Carta aos Colossenses, implica despir-se do homem velho configurado com Adão e revestir-se do homem novo, configurado com Cristo:

Não mintais uns aos outros, já que vos despistes do homem velho, com as suas acções, e vos revestistes do Homem Novo, o qual não cessa de se renovar à imagem do Criador.

Já não há grego nem judeu, circunciso ou incircunciso, bárbaro, cita, escravo ou livre, mas apenas Cristo que é tudo em todos e está em todos” (Col 3, 9-11).

O conhecimento de Deus, por ser uma interacção amorosa e fecunda, vai provocando no ser humano uma identificação com Deus:

A contemplação das belezas da Natureza ajuda-nos a conhecer e a entrar em comunhão com o amor criador de Deus.

O Insensato diz o Livro da Sabedoria só se fixa nas aparências. Este não cresce na comunhão com o Criador, pois vislumbra a beleza do autor de todas as coisas.

Eis o que diz o Livro da Sabedoria: “A ignorância de Deus instalou-se no coração dos insensatos.
Estes não foram capazes de, através das belezas visíveis, atingirem o seu autor.” (Sb 13, 1).

Isto quer dizer que o amor à Criação, ao lado das Escrituras e do discernimento espiritual nos conduzem ao conhecimento de Deus.

Quando Deus concede a sabedoria aos crentes é para estes serem no mundo uma força transformadora no mundo.

Eis as palavras de São Paulo na Carta aos Efésios: “Foi-me dada a sabedoria de Deus, a fim de a dar a conhecer” (Ef 3, 10).

A Sabedoria é a capacidade de conhecer o projecto amoroso que Deus sonhou desde toda a eternidade em favor da Humanidade.

Uma vez conhecedor deste projecto amoroso, o Espírito Santo consagra o crente para anunciar aos homens a Boa Nova da Salvação:

“Ensinamos a sabedoria de Deus, misteriosa e oculta que Deus destinou antes dos séculos para nossa glória” (1 Cor 2, 7).

Jesus garante aos seus discípulos que, no meio das perseguições, o Espírito Santo dará uma sabedoria especial aos mensageiros do Evangelho, de modo que os seus inimigos ficarão
confundidos:
“Dar-vos-ei uma eloquência e sabedoria às quais nenhum dos vossos adversários poderá resistir nem contradizer” (Lc 21, 15).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: