domingo, 28 de dezembro de 2008

O REINO DE DEUS TEM COMO LEI O AMOR-III

III-SÃO JOÃO E O REINO DE DEUS

No evangelho de São João, o tema central é a Hora de Jesus, isto é, o momento da sua morte e ressurreição.

É este o momento da Salvação, pois o Senhor, ao ressuscitar, dá-nos a Água Viva, isto é, o Espírito Santo que faz jorrar no nosso coração rios de Vida Eterna (Jo 7, 37-39; 4, 14).

Como vimos acima, enquanto Jesus vivia na História, o Reino de Deus estava a emergir no interior de Jesus.

Esta emergência era a dinâmica da Encarnação, isto é, o enxerto do divino no humano a acontecer.

Esta interacção humano-divina era tanto mais forte quanto mais Jesus crescia como interioridade espiritual humana.

Por outras palavras, antes da ressurreição de Jesus, o Reino de Deus, estava entre os homens.
No momento da sua ressurreição, Jesus passa das coordenadas exteriores da raça, da língua, do espaço e do tempo para as coordenadas da interioridade total: equidistância a tudo e a todos.

Nesse momento, Jesus torna-se a cabeça da comunhão orgânica que incorpora a Humanidade na comunhão da Santíssima Trindade.

Nesse momento, o Reino de Deus deixa de estar no meio dos homens para estar no interior das pessoas.

Por outras palavras, no momento da ressurreição de Jesus Cristo, o Reino de Deus passa da face exterior para a face interior da realidade.

Esta passagem do Reino para a interioridade máxima do real significa a sua universalização.
É neste momento que se dá a comunicação universal do Espírito Santo, tornando-se a fonte da Vida Eterna no coração dos seres humanos:

“No último dia, o mais solene da Festa, Jesus, de pé, bradou: “Se alguém tem sede venha a mim e o que acredita em mim que sacie a sua sede!

Como diz a Escritura hão-de correr do seu coração rios de água via”. Ora, Jesus disse isto, referindo-se ao Espírito Santo que iam receber os que nele cressem.

Na verdade, o Espírito Santo ainda não tinha vindo por Jesus ainda não ter sido glorificado” (Jo 7, 37-39).

Jesus foi-se apercebendo gradual e progressivamente de que, com a sua morte, o Reino de Deus atingiria um alcance universal, como diz o evangelho de São João:

“Nesse dia compreendereis que eu estou no meu Pai, vós em mim, e eu em vós” (Jo14, 20).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: