segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

CONHECIMENTO DE DEUS E VIDA ETERNA-V

V-CONHECIMENTO DE DEUS E VIDA ETERNA

O plano que Deus sonhou para a Humanidade implica duas vertentes: a criação e a salvação.
A criação Homem acontece como dinâmica histórica de humanização cujos protagonistas são o Homem e o Espírito Santo.

A salvação acontece como incorporação das pessoas humanas na Família de Deus. Aqui o protagonismo pertence ao Filho de deus e ao Espírito Santo.

Pela Encarnação o divino enxertou-se no humano, a fim de este ser divinizado. O evangelho de São João diz que, pela Encarnação, foi-nos dado o poder de nos tornarmos filhos de Deus, não pela vontade da carne ou pelo impulso do Homem, mas por vontade de Deus (Jo 1,12-14).

Mas a Encarnação aconteceu pela acção do Espírito Santo (Lc 1, 35). Finalmente, é pelo Espírito Santo que nós somos introduzidos na Família de Deus:
Com seu jeito maternal de amar, ele conduz-nos a Deus Pai que nos acolhe como seus filhos e herdeiros e ao Filho de Deus que nos acolhe como seus irmãos co-herdeiros (Rm 8, 14-17).

Na primeira vertente do plano de Deus, isto é, o processo da humanização, o ser humano realiza-se como pessoa livre, consciente, responsável, única, original, irrepetível e capaz de comunhão amorosa.

Na segunda, atinge a plenitude mediante o dom gratuito da divinização.Tanto a criação do Homem como a sua divinização são iniciadas com de um beijo de Deus através do qual Deus nos foi comunicado o dom do Espírito.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: