quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

A VIDA ETERNA EM PERSPECTIVAS BÍBLICAS-I

I-A VIDA ETERNA COMO DOM DE DEUS

Deus não é uma realidade histórica, mas as pessoas divinas estão empenhadas na história do Homem.

Na sua ternura infinita Deus quis que o Humanidade tivesse parte na festa da vida eterna. Eis o que diz o evangelho de São João: “Pai, chegou a hora!

Manifesta a glória do teu Filho, de modo que o teu Filho manifeste a tua glória, segundo o poder que lhe deste, a fim de ele dar a vida eterna a todos os que lhe entregaste.

Esta é a vida eterna: que te conheçam a ti, Pai, como único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo a quem enviaste” (Jo 17, 1-3).

Podemos dizer que a vida eterna é o grande dom que Deus nos oferece em Jesus Cristo. Eis o modo como São Paulo vê o dom da vida eterna em Cristo:

“Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, em ordem à fé dos eleitos de Deus e ao conhecimento da verdade, que conduz à piedade.

Assim é fortalecida a esperança na vida eterna, prometida desde os tempos antigos pelo Deus que não mente.

Este mistério foi manifestado no devido tempo pela pregação da qual fui incumbido por mandato de Deus, nosso Salvador” (Tit 1, 1-3).

A vida eterna é um dom totalmente gratuito que Deus nos proporciona mediante a acção do Espírito Santo em nós:

“Mas quando se manifestou a bondade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com a Humanidade, ele salvou-nos.

Esta salvação não é devida às obras de justiça que tivéssemos praticado, mas sim à sua misericórdia, através de um novo nascimento e renovação mediante o Espírito Santo, que ele derramou abundantemente sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador.

Deste modo, uma vez justificados pela sua graça, vamo-nos tornando herdeiros da vida eterna que já vivemos na esperança” (Tit 3, 4-7).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: