segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

CONHECIMENTO DE DEUS E VIDA ETERNA-I

I-AMOR E CONHECIMENTO DE DEUS

Os evangelhos associam muitas vezes a salvação ao conhecimento de Deus. São João diz que o conhecimento de Deus é uma experiência que só pode acontecer através do amor:

“Caríssimos amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e chega ao conhecimento de Deus.

Aquele que não ama não chegou a conhecer a Deus, pois Deus é amor” (1 Jo 4, 7-8). O conhecimento de Deus, portanto, não é apenas uma questão teórica.

Eis o que Jesus diz a este respeito: “ Esta é a vida eterna: Que te conheçam, Pai, único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo a quem tu enviaste” (Jo 17, 3).

Na cultura bíblica, o conhecimento na bíblia, não é apenas uma função de tipo intelectual, mas sim uma interacção amorosa.

Eis o que diz a Primeira Carta de São João: “Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, pois o amor vem de Deus.

Todo aquele que ama nasceu de Deus e chega ao conhecimento de Deus. Aquele que não ama não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor.” (1 Jo 4, 7-8).

Depois acrescenta que o amor a Deus não é separado do amor aos irmãos. Eis as suas palavras:
“A Deus nunca ninguém o viu. Mas se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós” (1 Jo 4, 12).

E diz ainda: “Se alguém disser: “Eu amo a Deus”, mas tiver ódio ao seu irmão, esse é um mentiroso, pois aquele que não ama o seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus a quem não vê.

Nós recebemos de Jesus este mandamento: quem ama a Deus, ame também o seu irmão” (1 Jo 4, 20-21).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: