segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

CONHECIMENTO DE DEUS E VIDA ETERNA-III

III-CONHECIMENTO DE DEUS E REINO DOS CÉUS

A união orgânica com Cristo é, pois, o caminho seguro para atingirmos a salvação:Eis o que diz o evangelho de São João: “Jesus respondeu: Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (J0 14, 6).

A meta desta união é a comunhão universal do Homem com Deus, diz Jesus: “Pai, não rogo apenas por eles, mas igualmente por todos os que hão acreditar em mim por meio da sua palavra, a fim de que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim e eu em ti.

Pai Santo: Que eles estejam em nós, a fim de o mundo acreditar que tu me enviaste. Pai, eu dei-lhes a glória que me deste, a fim de que todos sejam um, como nós somos um.

Eu neles e tu em mim, a fim de eles chegarem à perfeição da unidade (…). Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu conheci-te e estes reconheceram que tu me enviaste.

Eu dei-lhes a conhecer quem tu és e continuarei a dar-te a conhecer, a fim de que o amor com que me amaste esteja neles e eu esteja neles também” (Jo 17, 20-26).

O princípio animador desta interacção orgânica é o Espírito Santo. É esta a razão pela qual só pelo Espírito Santo podemos conhecer, isto é, interagir amorosamente com o Pai e o Filho:

“Mas o Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, esse é que vos ensinará tudo, e há-de recordar-vos tudo o que eu vos disse” (Jo 14, 26).

Ao ressuscitar, Jesus comunicou-nos a possibilidade de interagirmos de modo intrínseco com o Espírito Santo, a fim de participarmos na interacção amorosa que existe entre o Pai e o Filho.

É esta a razão pela qual São Paulo exclama com júbilo: “Todos os que são movidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.

O Reino de Deus já está emergir no nosso íntimo. À medida que vamos crescendo no conhecimento de Deus vamos sendo incorporados na comunhão do seu Reino.

Na Primeira Carta aos Coríntios, São Paulo diz que o Espírito Santo faz de nós o corpo de Cristo ressuscitado:

“Fomos baptizados num mesmo Espírito, a fim de formarmos o Corpo de Cristo (1 Cor 12, 13).
O conhecimento de Cristo vai realizando em nós uma profunda identificação com Cristo, diz São Paulo:

“Já não sou eu que vivo, diz São Paulo, mas Cristo que vive em mim” (Gal 2, 10).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: