terça-feira, 9 de dezembro de 2008

CRISTO É O ROSTO HUMANO DO AMOR DE DEUS-II

II-JESUS CRISTO E A PALAVRA DE DEUS

O evangelho de São João diz que Jesus veio como Filho de Deus cheio de Graça e Verdade. A Graça é a optimização da nossa vida espiritual que acontece pelo facto de sermos incorporados de modo orgânico na Família de Deus.

A Verdade, por seu lado é a compreensão e enunciação correcta e adequada da realidade de Deus, do Homem, da História e do Universo.

Isto quer dizer que só Deus possui a plenitude da Verdade e que os seres humanos crescem na verdade na medida em que se deixam penetrar pela Palavra de Deus.

O evangelho de São João diz que Jesus veio ao mundo, a fim de dar testemunho da Verdade (Jo 18, 37).

Após a sua ressurreição, Jesus continua a ser o grande comunicador da Verdade, pois é ele quem nos comunica a luz e a força do Espírito Santo que é o Espírito da Verdade:

“Quando vier o Espírito da Verdade ele vos conduzirá à verdade plena” (Jo 16, 13). Com a vinda do Espírito Santo, os discípulos ficam consagrados na Verdade, isto é, capacitados para comunicar aos homens a Palavra de Deus:

“Pai, consagra-os na Verdade. A tua Palavra é a Verdade” (Jo 17, 17). O evangelho de São João diz que a pessoa que cresce na Verdade gosta de se aproximar da Luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas:

“Quem age segundo a Verdade aproxima-se da Luz, a fim de que se veja que as suas obras são feitas em Deus” (Jo 3, 21).

Jesus associa a Verdade com a liberdade. Quando mais a pessoa estiver em posse da Verdade mais livre será:

“Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará” (Jo 8, 32). Como sabemos, a pessoa humana não nasce livre, mas sim com a possibilidade de o vir a ser.

A possibilidade de a pessoa se tornar é o livre arbítrio, isto é, a capacidade psíquica de optar pelo bem ou pelo mal.

O ser humano não chegará a ser livre sem exercitar o livre arbítrio. Mas não basta exercitar o livre arbítrio para que a pessoa se torne livre, pois a pessoa tanto pode exercitar o livre arbítrio optando pelo bem ou pelo mal.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: