terça-feira, 18 de novembro de 2008

JESUS CRISTO É O FILHO DO HOMEM-I

I-SENTIDO MESSIÂNICO DO TÍTULO FILHO DO HOMEM

No livro de Ezequiel Deus chama o profeta mais de noventa vezes com o título “Filho de Homem”.

Logo no começo, ao consagrá-lo para a sua missão profética, Deus chama-o como Filho do Homem:

“Filho de homem põe-te de pé que vou falar contigo. O Espírito penetrou em mim enquanto o Senhor me falava.

Ouvi, então alguém que me chamava. Disse-me: “Filho de homem, vou enviar-te aos filhos de Israel” (Ez 2, 1-2).

Esta é a primeira passagem da Bíblia em que aparece o título Filho de Homem. No contexto do livro de Ezequiel, o título não tem qualquer conotação messiânica.

A expressão significa apenas, homem, filho de Adão e pretende sublinhar a distância intransponível que existe entre o Homem e a transcendência divina.

Já não podemos dizer a mesma coisa do alcance deste título no livro do profeta Daniel.
Aqui, o título “Filho do Homem” já tem um significado messiânico.

O Filho do Homem, em Daniel, é o Messias, investido por Deus no Céu. Deus, o Ancião sentado no trono, recebe o Filho do Homem e investe-o dos poderes reais atribuídos ao Messias:

“Entre as nuvens do Céu vinha alguém como um Filho de Homem. Chegou junto ao Ancião e foi conduzido à sua presença.

Foram-lhe dadas soberania, glória e realeza. Todos os povos, todas as nações e as gentes das diversas raças e línguas o servem.

O seu império é um império eterno que não passará e jamais será destruído” (Dn 7, 13-14). Não é difícil ver como este texto está decalcado na primeira profecia messiânica da história do povo bíblico, a qual foi proferida cerca de mil anos antes de Cristo.

Trata-se da profecia dirigida a David. Eis as palavras do profeta Natã, ao rei: “Quando chegar o fim dos teus dias e repousares com teus pais, vou manter a tua descendência, consolidando o teu reino através de um filho teu.

Ele construirá um templo ao meu nome e eu firmarei para sempre o seu trono real. Eu serei para ele um pai e ele será um filho para mim (…).

A tua casa e o teu reino permanecerão para sempre diante de mim e o teu trono permanecerá firme para sempre” (2 Sam 7, 12-16).

A visão do Filho do Homem de Daniel tem como pano de fundo esta profecia que é a matriz da esperança messiânica do povo bíblico.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: