domingo, 30 de novembro de 2008

A FIDELIDADE DO DEUS DA ALIANÇA-III

III-A ALIANÇA E AS PROMESSAS DE DEUS

Comparando Jesus com Adão, a Carta aos Filipenses faz a comparação entre Adão e Cristo, dizendo que ambos foram criados à imagem de Deus.

Mas enquanto Adão pretendeu ser igual a Deus, Jesus, pelo contrário, assumiu humildemente a sua condição de servo de Deus:

“Tende entre vós os mesmos sentimentos que havia em Jesus. Ele que é de condição divina, não reivindicou ser igual a Deus.

Pelo contrário, humilhou-se a si mesmo, assumindo a condição de servo. Tornando-se igual aos homens, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz” (Flp 2, 6-8).

Graças ao seu filho, Deus vai abençoar para sempre a realeza ligada à casa de David, diz o Salmo 89:

“Fiz uma aliança com o meu eleito, jurei a David, meu servo: estabelecerei a tua descendência para sempre e o teu trono há-de manter-se eternamente” (Sal 89, 4-5).

A importância desta profecia revela-se no facto de ser com estas palavras que o anjo da anunciação se dirige a Maria:

“Ele será grande e será chamado Filho de Deus, pois Deus vai dar-lhe o trono de seu pai David.
Reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim” (Lc 2, 32-33).

O Salmo 89 confirma esta esperança quando diz: “David me invocará, dizendo: “Tu és meu pai, és o meu Deus e o rochedo da salvação”.

Eu farei dele o primogénito, o maior entre os reis da terra. Hei-de assegurar-lhe para sempre o meu favor, e a minha aliança com ele há-de manter-se firme.

Estabelecerei para sempre a sua descendência e o seu trono terá a duração dos céus” (Sal 89, 27-30).

Depois acrescenta: “Uma vez Jurei pela minha santidade, dizendo: De modo algum enganarei David! A sua descendência permanecerá para sempre e o seu trono será como o sol, na minha presença.

O seu reinado estará firme para sempre como a lua, testemunho fiel no firmamento” (Sal 89, 36-38).

Jesus conhecia perfeitamente todas estas passagens das Escrituras. O seu coração estava moldado pelo caudal de esperança que atravessava a história do Povo Bíblico.

Mas Jesus também conhecia as infidelidades deste povo e as denúncias dos profetas em relação a estas mesmas infidelidades, com, por exemplo, estas palavras do profeta Isaías:

O profeta Isaías denuncia as infidelidades do povo, com palavras muito duras: “Esta terra está profanada sob os pés dos seus moradores.

Transgrediram as leis, violaram os mandamentos e romperam a minha aliança eterna” (Is 24, 5).
Mas Jesus conhecia muito bem o coração misericordioso de Deus.

Ele é um Deus fiel e verdadeiro. Apesar das infidelidades do povo, Deus não deixará de realizar o seu projecto de amor:

“Mesmo que os montes se retirem e as colinas vacilem, diz o profeta Isaías, o meu amor nunca se afastará de ti.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: