quinta-feira, 4 de junho de 2009

A TEOLOGIA DA CRIAÇÃO NA BÍBLIA-III

III-A PLENITUDE DA CRIAÇÃO

O primeiro relato do livro do Génesis (Gn 1, 1-2, 4) é uma afirmação de que o homem foi criado em harmonia com Deus e o seu projecto criador.

Deus interveio de modo especial na criação do Homem mediante esse beijo primordial através do qual o hálito da vida de Deus entrou no interior do barro que deu origem a Adão.

O segundo relato, o Yahvista, é uma introdução ao relato do pecado das origens através do qual o Homem consuma a rotura com a harmonia existente entre Deus e o Homem.

O autor deste relato está a inspirar-se na história da casa de David:
Deus criou o homem do barro e deu-lhe uma terra magnífica, convidando-o a reinar sobre a Criação.

A sua missão, no entanto, deve ser realizada de acordo com os critérios de Deus. As infidelidades da casa de David trazem a desgraça ao povo, tal como a infidelidade de Adão traz a desgraça à Humanidade.

O Novo Testamento vê em Cristo a Sabedoria de Deus. Ele é o modelo e a plenitude da Criação (cf. Col 1, 15-20). São Paulo diz que Jesus Cristo é o Poder e a Sabedoria de Deus (1 Cor 1, 24-25).

No princípio, Deus inicia a criação tendo em vista o grande acontecimento de Cristo ressuscitado.

Ele é o Kyrios, isto é, o rei do universo. Ele é a Palavra eficaz que realiza tudo o que significa (Heb 1, 1-4). O Messias é o herdeiro de toda a criação.

É também o Novo Adão, isto é, a Nova Cabeça da Criação. Imagem perfeita de Deus que não reivindicou ser igual a Deus, como fez o primeiro Adão (Flp 2, 6-11).

Pelo contrário, humilhou-se, assumindo a sua condição de Servo fiel até à morte, tornando-se o servo sofredor anunciado por Isaías (cf. Is 52, 13-53, 12).

A ideia bíblica de criação não surge como um conceito filosófico, mas como uma confissão de fé na existência de um projecto amoroso de Deus.

O primeiro aspecto deste projecto amoroso é a acção criadora de Deus. A origem do universo assenta numa decisão livre e amorosa de Deus. Esta decisão precede a constituição dos elementos que formam o universo.

Confrontando a fé bíblica com os dados da ciência, podemos dizer que a acção criadora de Deus é contínua.

Isto quer dizer que, para a bíblia, a criação não é uma realidade estática. O Deus Criador é também o Deus Salvador, o qual caminhada e acompanha a marcha transformadora da Criação até à sua meta que é a comunhão com o Criador.

Em comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: