sexta-feira, 12 de junho de 2009

A FÉ E OS MISTÉRIOS DE DEUS E DO HOMEM-II

II-PLANO SALVADOR DE DEUS E REVELAÇÃO

O Deus que está em nós e no qual nós estamos, ama-nos ternamente e sonhou um plano de salvação para nós.

O plano de assunção e incorporação do Homem na Família Divina representa a cúpula do projecto criador de Deus.

Por outras palavras, a salvação do Homem é a cúpula do projecto criador de Deus. Deus não só criou por amor, como também programou uma aliança de amor com a Criação através do Homem.

Este projecto, Deus o realizou através do mistério da Encarnação: “O Verbo é a luz verdadeira, que, ao vir ao mundo, ilumina todos os seres humanos.

Foi por ele que o mundo foi criado, mas o mundo não o conheceu. Mas àqueles que o receberam, aos que crêem nele, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus.

Estes não nasceram dos laços do sangue, nem de um impulso da carne, nem da vontade do homem, mas sim de Deus.

E o Verbo Encarnou e veio habitar no nosso meio. Nós contemplamos a sua glória, a glória que possui como filho unigénito do Pai, cheio de graça e de verdade” (Jo 1, 12-14).

O evangelho de São João diz que nós temos de nascer de novo, a fim de atingirmos a meta que Deus sonhou para nós:

“Em resposta, Jesus declarou-lhe: “Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer do Alto, não pode ver o Reino de Deus”.

Perguntou-lhe Nicodemos: “Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura poderá entrar no ventre de sua mãe outra vez, e nascer?”

Jesus respondeu-lhe: “Em verdade em verdade te digo: “Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.

Aquilo que nasce da carne é carne, e aquilo que nasce do Espírito é espírito.Não te admires por eu te ter dito que tendes de nascer do Alto” (Jo 3, 3-6).

A água é a Água Viva, isto é, o Espírito Santo enquanto nascente de vida eterna no nosso íntimo (Jo 4, 14; 7, 37-39).

A outra vertente da acção do Espírito Santo em nós é o sopro do Espírito Santo a actuar no interior do barro do qual saiu Adão.

Ao tornar-se nosso irmão mediante a Encarnação, o Filho de Deus deu-nos a possibilidade de nos tornarmos membros da Família Divina.

Deste modo, o Filho de Deus passou da condição de Filho único para primogénito de muitos irmãos, como diz São Paulo:

“Porque àqueles que conheceu antecipadamente, também os predestinou para serem uma imagem perfeita de seu Filho, ao ponto deste ser o primogénito de muitos irmãos” (Rm 8, 29).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: