quarta-feira, 17 de junho de 2009

ALEGORIA SOBRE O JEITO DE DEUS NOS AMAR-III

III-O CARINHO DO ESPÍRITO SANTO

Eu sou a ternura maternal de Deus. Por outras palavras, eu amo com um jeito maternal.

Tenho um jeito muito especial para animar as relações de amor entre as pessoas. Sou eu quem vos conduz a Deus Pai que vos acolhe como filhos.

Também vos conduzo ao Filho Eterno de Deus, o qual vos acolhe como irmãos. Fui eu quem consagrou Jesus como Messias, pondo o seu interior em total sintonia com o plano de Deus.

Depois ia-lhe dando luz e força para ser plenamente fiel à sua missão (Mc.1,10). Estive presente à génese da Encarnação no seio de Maria, pondo em interacção directa a interioridade espiritual do Filho eterno de Deus com a interioridade espiritual do homem Jesus, o filho de Maria.

De tal modo esta união orgânica é plena e total que o filho e Maria e o Filho de Deus formam um e o mesmo, apesar de um ser plenamente humano e o outro plenamente divino.

O Baptismo no Espírito Santo significa que eu vou dizendo a Palavra de Deus no interior dos cristãos, ajudando-os a viver como filhos de Deus e a anunciar a Boa Nova da Salvação aos irmãos. (Mt 3, 11).

Sou eu que vos introduz no íntimo da Família de Deus, fazendo de vós filhos e herdeiros de Deus Pai e irmãos e co-herdeiros de Deus Filho (Rm.8,14-16).

Fui eu quem deu aquele jeito característico de Jesus realizar a sua missão, anunciando o Evangelho aos pobres, curando os doentes, fazer que os coxos caminhem e os cegos vejam (Lc.4,16-21).

Eu sou a Água viva que Jesus prometeu à Samaritana e aos judeus quando lhes falou à porta do Templo (Jo 4,14; 7, 37-39).

Eu sou a voz interior que se faz ouvir no vosso coração, revelando-vos o plano de Deus Sou o Revelador que, no vosso íntimo, vos ilumina e fortalece.

Eu sou o Consolador que vos conforta e dá força no momento das dificuldades. Também sou o guia que vos conduz para a verdade total, como Jesus disse (Jo 16, 7-15).

Quando os inimigos da Fé vos atacarem estai confiantes, pois eu porei na vossa boca as palavras certas para vos defenderdes e anunciardes o Deus justo e verdadeiro (Mt 10, 20; Mc 13, 11).

Sou eu quem faz cair dos olhos dos que se convertem essas escamas que obscurecem a mente e impedem a pessoa de compreender o mistério do Reino de Deus.

Quando essas escamas caiem dos olhos o crente torna-se um apóstolo como aconteceu como aconteceu com o Apóstolo Paulo (Act 10, 44-47).

No vosso interior sou uma presença salvadora a actuar em vós de modo permanente. Como diz São Paulo, eu sou realmente o amor de Deus derramado nos vossos corações (Rm 5, 5).

Com o meu jeito maternal de animar as relações entre as pessoas divinas e humanas sou eu quem vos inspira o jeito correcto de orar e falar com Deus.

Se orardes em sintonia comigo, a vossa oração deixará de ser um conjunto de rezas inúteis à maneira dos pagãos, como Jesus disse (Mt.6,7-8).

Sou eu quem vos ajuda a compreender o significado profundo do termo “Pai-Nosso”. Se orardes em união comigo, a vossa oração será um diálogo amoroso com Deus (Rm 8, 26-27).

As profecias são todas inspiradas por mim. A pessoa que profere uma profecia verdadeira está comunicando a mensagem que eu lhe inspiro no mais profundo do seu coração.

Nenhuma profecia verdadeira é mera obra da sabedoria humana ou da simples inteligência humana como diz a Segunda Carta de São Pedro (2 Ped 1, 21).

Eu sou a seiva que circula da cepa da videira para os ramos, tornando-os fecundos (Jo 15, 4-5).

Sem a minha presença dinâmica e refrescante no vosso coração, a vossa vida não produz frutos de Vida Eterna!
Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: