segunda-feira, 15 de junho de 2009

DIÁLOGO COM A FONTE DO AMOR

Trindade Santa,
Vós sois um Deus vivo e o único Deus verdadeiro.
Todas as coisas encontram a sua origem e a sua finalidade na dinâmica das vossas relações de amor.

Nada existiu antes de Vós, Pai, Filho e Espírito Santo.
Nós vos reconhecemos como único Deus na unicidade da vossa natureza divina e na unidade de das três pessoas.

Na verdade, a vossa unicidade não é unicidade pessoal, mas unicidade de natureza, pois sois três
pessoas.

De facto, a natureza é princípio de acção, estruturação pessoal e reciprocidade comunitária.
Apesar de serdes o autor de todas as coisas não vos confundis com nenhuma criatura, Deus Santo e sublime.

Vós sois o princípio unificador de toda a Criação, Como diz a Carta aos Efésios:

“Há um só Corpo e um só Espírito. Existe apenas uma esperança à qual fostes chamados.
Há um só Senhor, uma só Fé, um só baptismo, um só Deus que é Pai de todos” (Ef 4, 4-6).

O facto de serdes um só Deus e a fonte do universo, dá-nos a certeza de que as coisas são boas, pois têm como origem o amor.

Deus Único e Verdadeiro, ajudai-nos a caminhar para a plenitude que preparaste para nós, isto é, a comunhão de todas as pessoas incorporadas e assumidas na comunhão da Santíssima Trindade.
Louvado sejas, Filho Eterno de Deus pelo mistério da Encarnação.

Tu Encarnaste, a fim de partilhares connosco a tua filiação divina. É muito sugestiva a passagem do evangelho de São João que diz:

“Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas aos que o receberam deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus.

Estes não nasceram dos laços do sangue, nem de um impulso da carne, nem da vontade do homem, mas sim de Deus.

E o Verbo fez-se Homem e veio habitar entre nós. Nós vimos a glória que ele possui como Filho Unigénito do Pai cheio de Graça e de Verdade” (Jo 1, 12-14).


Pelo mistério da Encarnação tu tornaste-te, Filho Eterno de Deus, o primogénito de muitos irmãos (Rm 8, 29).


Eis a razão pela qual, após a tua ressurreição, nos deste o Espírito Santo que faz de nós membros da família de Deus.


Eis o que São Paulo diz a este propósito: “De facto, Todos os que são movidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.


Vós não recebestes um espírito de escravidão, para cairdes no temor, mas recebestes, pelo contrário, um Espírito de adopção graças ao qual clamais “Abba”, Papá!


É este mesmo espírito que, no nosso íntimo, dá testemunho de que realmente somos filhos de Deus” (Rm 8, 14-15).


Deus Santo e Único, Vós sois a fonte do amor. A nossa fé diz-nos que na origem do Universo está um Deus que é amor e é a interioridade máxima de todas as coisas.

Pai Santo, difunde as tuas bênçãos sobre os seres humanos, a fim de ele poderem atingir a plenitude que sonhaste para eles.

Espírito Santo, São Paulo diz que tu és o amor de Deus derramado nos nossos corações (Rm 5, 5).


Inspira-nos o que é recto e bom e dá-nos a força para realizarmos aquilo que nos inspirais.
Espírito Santo, és tu quem coloca os dons de Deus no nosso íntimo.


Por isso fizeste do nosso coração um templo onde habitas permanente. Espírito Santo, tu és a ternura maternal de Deus. És tu quem dinamiza a nossa relação com Deus Pai, o qual nos acolhe como filhos.


És tu também quem nos põe em comunicação com o Filho de Deus, o qual nos acolhe como irmãos.


A tua missão é dinamizar a nossa comunhão com Deus Pai, e também com os seres humanos com os quais estamos a caminhar para a plenitude do Reino.


Espírito Santo, suscita-nos profetas pois os seres humanos estão a perder o sentido de vida e o sentido do bem.


Suscita apóstolos que ajudem os homens a conhecer a Palavra de Deus, pois vivemos num mundo sem esperança.


Precisamos de homens e mulheres apaixonados pela trabalho da evangelização,
A fim de o mundo conhecer a verdade da salvação em Cristo.


Trindade Santa, nós vos louvamos por serdes um Único Deus e por serdes amor omnipotente!Nós te damos graças pelo grande amor com que nos criaste e nos salvaste em Cristo!

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias



Sem comentários: