quarta-feira, 17 de junho de 2009

ALEGORIA SOBRE O JEITO DE DEUS NOS AMAR-I

I-A TERNURA DE DEUS PAI

Vós sois a “Menina dos meus olhos”, pois Criei-vos com toda a ternura à minha imagem e semelhança.

Criei-vos homens e mulheres, a fim de vos abrirdes ao diferente e ao novo. Amei-vos ainda antes de existirdes (Gn.1,26-27). Podeis contar comigo, pois sou fiel e amei-vos com amor eterno (Jer.31, 3).

Enviei-vos o meu Filho, a fim de vos amar como filhos. Adão, com o seu orgulho, colocou-vos numa situação desfavorável.

O meu plano é estar em comunhão convosco como um Pai bondoso, a fim de formar convosco uma união orgânica.

Vós não me conhecíeis, mas o meu Filho falou-vos de mim, a fim de conhecerdes o em amor por vós.

O meu amor é como o Sol: chega para todos e ninguém o esgota. Por isso vos peço que vos ameis uns aos outros e vos perdoeis.

A maneira concreta de acolher o meu perdão é perdoardes aos vossos irmãos (Mt. 6,14).

O modo de o meu Filho vos amar exprime exactamente o meu amor por vós, ao ponto de ele dizer: “Quem me vê, vê o Meu Pai” (Jo.10,30).

Assim como o meu Filho vive por mim, também vos convido a estar unidos ao meu Filho, afim de viverdes por ele.

Tudo o que me pedirdes em comunhão com o meu Filho, podeis estar seguros de que vos será concedido.

É o facto de eu vos amar como filhos que leva o Espírito Santo a clamar nos vossos corações “Abba” como diz o Apóstolo Paulo (Rm 8, 14-15; Gal 4, 6).

Toda a paternidade encontra em mim a sua origem e a sua plenitude. Foi isto que levou o meu Filho a dizer um dia aos seus discípulos:

“A ninguém chameis pai sobre a terra, pois um só é verdadeiramente o vosso Pai: o que está nos Céus” (Mt.23,9).

Quando orardes, não digais muitas palavras, pois eu sei bem do que tendes necessidade ainda antes de mo pedirdes.

Falai comigo como um filho fala com o seu pai bondoso. Lembrai-vos do modo com o meu Filho se dirigia a mim: “Pai-nosso que estais no céu” (Mt.6,9).

Não digais muitas palavras, pois eu sei bem do que tendes necessidade, ainda antes de vós me pedirdes (Mt.6, 8).

Em relação ao amor e ao perdão, sede perfeitos como eu sou perfeito, pois mando o Sol sobre bons e maus (Mt 5, 48).

Em Comun hão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: