sexta-feira, 12 de junho de 2009

A FÉ E OS MISTÉRIOS DE DEUS E DO HOMEM-IV

IV-TERNURA DE DEUS E REVELAÇÃO

Quando aprofundamos o mistério de Deus estamos a aprofundar, também, a realidade do Homem nos seus aspectos mais profundos.

O autor do salmo oito fica espantado com a ternura de Deus para com o Homem. Admira-se sobretudo por verificar que Deus se ocupa do Homem com um amor infinito.

“ Quando contemplo os céus, obra das tuas mãos, a lua e as estrelas que tu criaste, eu pergunto-me:

O que é o homem para que te ocupes dele e o filho do homem para nele pensares e fazeres dele quase um ser divino? Na verdade, tu o coroaste de honra e glória” (Sal 8, 4-6).

Mas foi principalmente em Jesus Cristo que Deus nos revelou a sua proximidade e ternura pelo Homem. No evangelho de São João, Jesus diz que quem o vê, vê o Pai (Jo 14, 9).

Isto quer dizer que existe uma identidade perfeita entre o seu modo de ser e agir e o modo de ser e agir do Pai.

Eis o modo como a Carta aos Gálatas reconhece a ternura de Deus Pai ao enviar-nos Jesus Cristo:

“E porque sois filhos, Deus Pai introduziu nos vos corações o Espírito de seu Filho, o qual clama “Abba”, ó Pai” (Gal 4, 6).

É pelo Espírito Santo que nós somos introduzidos no diálogo da Santíssima Trindade.
Eis as palavras de São Paulo;

“Do mesmo modo o Espírito vem em ajuda da nossa fraqueza. Nós não sabemos o que dizer ou pedir a Deus nas nossas orações, mas o Espírito Santo intercede por nós com gemidos indizíveis” (Rm 8, 26).

O Espírito Santo é a pessoa divina que actualiza nos nossos corações o mistério da salvação, como Jesus diz no evangelho de São João:

“Eu vou enviar-vos o Espírito Santo, o qual procede do Pai e vos mostrará toda a verdade.
Ele vos dirá todas as coisas acerca de mim, pois virá para testemunhar de mim” (Jo 15, 26).

É o Espírito Santo que nos faz saborear a ternura de Deus para connosco. Com seu jeito maternal de amar, o Espírito Santo conduz-nos a Deus Pai que nos acolhe como filhos e ao Filho de Deus que nos acolhe como irmãos (Rm 8,14-17).

Ele é realmente o amor de Deus derramado nos nossos corações! (Rm 5, 5).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: