terça-feira, 2 de junho de 2009

A ORIGINALIDADE DA ORAÇÃO CRISTÃ-III


III-ORAR NO ESPÍRITO SANTO

O evangelho de São João diz-nos que se pedirmos alguma coisa em nome de Jesus isso nos será concedido (Jo 14, 13-14).

O nome, na bíblia, significa a missão. O nome de Jesus, significa, pois a sua missão de medianeiro da salvação.

Pelo facto de estarmos unidos a Cristo de modo orgânico, recebemos por ele a força do Espírito Santo que nos faz sintonizar com o querer de Deus.

Orar em nome de Jesus é o mesmo que orar no Espírito Santo. A Segunda Carta a Timóteo diz que Jesus é o único medianeiro entre Deus e os homens (1 Tim 2, 5).

A Carta aos Hebreus diz que Jesus é o sumo-sacerdote através o qual nós estamos unidos a Deus de modo permanente.

Isto quer dizer que o nosso sumo-sacerdote está permanentemente junto de Deus a interceder por nós (Heb 4, 14-16).

Orar em nome de Jesus significa participar na sua oração, pois somos membros do seu corpo (1 Cor10, 17; 12, 27; 13, 12).

Jesus disse que nós somos os ramos da videira e ele é a cepa dessa mesma videira. Só podemos dar frutos de vida eterna se estivermos unidos à cepa.

O Espírito Santo é o vínculo orgânico e o princípio animador da comunhão que nos liga familiarmente a Deus.

É ele que em nós clama “Abba”, papá, e faz de nós co-herdeiros com Cristo (Rm 8, 14-17).
Orar ao jeito de Jesus é dizer a Deus o que nos vai no coração, seja no sentido de pedir, louvar, falar da Humanidade a sofrer.

Eis o que diz São Paulo a este respeito: “Orai com o espírito e com a inteligência. Pensai nas palavras, a fim de entenderdes o que estais a dizer.

Quando orardes em comunidade, fazei-o de modo a que as pessoas vos entendam, a fim de que os ouros possam dizer “Ámen” à vossa oração” (1 Cor, 14, 15-16).

Não useis palavras vazias de significado como fazem os pagãos, diz o evangelho de São Mateus (Mt 6, 7).

A nossa oração não deve ser como a dos hipócritas que se põe a julgar os outros ou a pensar que são mais que eles.

Estes não tomam Deus a sério e por isso não ficam justificados com as rezas que fazem, diz o evangelho de São Marcos (Mc 12, 40).

Em comunhão convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: