quarta-feira, 17 de junho de 2009

ALEGORIA SOBRE O JEITO DE DEUS NOS AMAR-II

II-A ENTREGA TOTAL DE CRISTO

Levei o meu amor por vós até ao extremo. A Encarnação representa a minha maneira de me dar a vós sem reservas.

Amo-vos como um irmão leal, fiel e verdadeiro. Se permanecerdes unidos a mim podeis ter a certeza de que sereis felizes e a vossa vida será fecunda (Jo.15, 9).

Como sabeis, ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelo seu amigo (Jo.15,13).

Podeis ter a certeza de que ninguém será capaz de anular o grande amor que tenho por vós. O Apóstolo Paulo tinha toda a razão quando escreveu: “Quem será capaz de nos separar do amor de Cristo?” (Rm.8,35).

O amor do Pai por vós cumpriu-se no meu jeito de vos amar (1 Jo 2,5). Amei-vos quando ainda éreis pecadores. Lembrai-vos do modo como os fariseus me acusaram e perseguiram, dizendo que eu comia pecadores e marginais (Mt 11,19).

A minha relação convosco é de amigo e irmão e não de criado ou escravo (Jo 15, 15). Eis a razão pela qual vos dei a conhecer os segredos que o Pai me revelou (Lc 12,4).

Ao encarnar tornei-me para vós a fonte da vida. É por mim que podeis participar na plenitude da ressurreição (Jo 11, 25).

Eu sou para vós o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo.14,6). Por outras palavras, sou eu quem confere sentido pleno à vossa vida.

Pela Encarnação faço convosco uma união orgânica, tornando-me a fonte da vossa Vida Eterna.
Com efeito, eu sou o Pão do Céu que vos dá a vida eterna (Jo 6, 50-57).

Eu sou o Bom Pastor que dá a vida por vós. Fui perseguido, mal tratado e morto para vos conduzir à vida plena (Jo10, 11-14).

A vossa vida será fecunda na medida em que estiverdes unidos a mim, tal como os ramos da videira, para dar fruto, têm de estar unidos à cepa (Jo 15, 1-7).

Deus foi-se revelando de modo gradual e progressivo através dos profetas. Comigo chegou até vós a plenitude da revelação. Isto foi possível porque eu vim de junto do Pai.

Agora, iluminados pela revelação plena e total podeis compreender como já sois membros da Família de Deus.

Com o pecado de Adão, a Humanidade ficou impedida de atingir a plenitude da comunhão com Deus.

Com a minha vinda a Humanidade foi reconciliada e introduzida na comunhão com Deus (2 Cor, 5, 17-21).

O Apóstolo Paulo tem toda a razão quando afirma que a morte veio por Adão e por Cristo veio a vitória sobre a morte (1Cor.15,20-21).

Adão, criado à imagem de Deus, reivindicou ser igual a Deus. Por isso foi humilhado e castigado.
Eu, fui totalmente obediente a Deus e à missão que ele me confiou e por isso fui exaltado (Flp 2, 5-11).

Pela ressurreição tornei-me sumo-sacerdote, isto é, medianeiro de salvação para todos os seres humanos. Com efeito, ninguém pode salvar-se senão por mim.

Eu sou o sacerdote da Nova Aliança, isto é, o medianeiro da plenitude da Salvação (Heb 7, 22-29).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: