sexta-feira, 9 de novembro de 2007

JESUS REALIZA AS ANTIGAS PROFECIAS - III


JESUS É A BÊNÇÃO PROMETIDA A ABRAÃO

Segundo o livro do Génesis, Abraão é a raiz de uma grande nação através da qual serão abençoadas todas as outras nações da terra (Gn 18, 18).

O Novo Testamento, de modo especial São Paulo, não se cansa de dizer que esta e todas as outras promessas foram realizadas em Jesus.

O profeta Isaías diz que o Messias será um rebento de Jessé, modo poético para dizer que será filho de David (Is 9, 7).

No evangelho de São Lucas, o anjo da anunciação diz que Jesus é o filho de David que, o qual reinará eternamente sobre o trono de Jacob (Lc 1, 32-33).

O profeta Miqueias, para dizer que o Messias é filho de David, afirma que ele nascerá em Belém, pois é esta cidade de David:

“Mas tu, Belém-Efrata, tão pequena entre as famílias de Judá, é de ti que vai surgir, aquele que há-de reger Israel” (Miq 5, 1).
São Mateus e São Lucas, nos seus evangelhos da infância afirmam que Jesus nasceu em Belém (Mt 2,1-5; Lc 2, 3-7).
O profeta Zacarias, para significar a simplicidade do Messias, diz que ele fará a entrada solene na cidade, não montado num cavalo real, mas num jumento.

Com este oráculo, Zacarias queria dizer que o Messias não porá a sua confiança na força e agilidade dos cavalos, mas sim no Espírito de Deus (Zac 9, 9).

O evangelho de São João diz que Jesus fez a sua entrada messiânica oficial, montado sobre um jumento:
O povo clamava: “Hossana, bendito o que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel”.
Então, Jesus viu um jumentinho e montou nele, conforme está escrito:
“Não temas, Filha de Sião! Vê o teu rei que chega sentado na cria de uma jumenta”.
A princípio, os seus discípulos não compreenderam isto. Mas quando se manifestou a glória de Jesus eles lembraram-se de que estas coisas estavam escritas acerca dele” (Jo 12, 12-16).

O profeta Isaías diz que o Messias estará cheio da força do Espírito Santo, a qual o capacitará para fazer da terra um lugar de prosperidade e de paz (Is 11, 1-9).

O Novo Testamento tenta demonstrar como em Jesus se realizam plenamente todas as profecias do Antigo Testamento.

Podemos dizer que, tal como o Antigo Testamento ficava incompleto sem Jesus Cristo, o Novo sem o Antigo, ficava privado base histórica. Seria como uma casa sem alicerce.

Trindade Santa,
Vós sois um Deus relações que comunica connosco de modo fiel e verdadeiro.

Não só realizais o que prometeis, mas além disso, a sua realização é sempre muito melhor do que aquilo que nós poderíamos esperar.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: