sexta-feira, 16 de novembro de 2007

FACILITAR O NASCIMENTO DO HOMEM NOVO-I


I-A EMERGÊNCIA ESPIRITUAL DO HOMEM NOVO

Ao criar o Homem, Deus moldou-o de modo a que ele chegue a ser divino.

Pelo facto de nascer inacabada, a pessoa humana está chamada a realizar-se, completando em si a obra do Criador.

Como diz o evangelho de São João, nascemos para renascer:

“Quem não nascer da água e do Espírito não pode ver o Reino de Deus.
O que nasce da carne é carne e o que nasce do Espírito é espírito.
Não te espantes, pois, por eu te ter dito que tendes de nascer do Alto” (Jo 3, 5-7).

O Homem Novo não é apenas obra da natureza, pois supõe a intervenção de Deus na criação do Homem, isto é, esse sopro de Deus no barro primordial.

O núcleo fundamental do Homem Novo a emergir é a sua interioridade espiritual, a qual emerge como ser pessoal livre, consciente, responsável e capaz de comunhão amorosa.

Como diz o Livro do Génesis, o Homem Novo não pode nascer sem a presença activa e criadora do Espírito Santo no nosso íntimo.

Na verdade esta presença activa e criadora do Espírito Santo é o hálito que Deus insuflou no interior do barro primordial (Gn 2, 7).

A presença do Espírito Santo em nós optimiza as nossas capacidades de realização pessoal, capacitando-nos para tomar as atitudes certas, a fim de facilitarmos o nascimento do Homem Novo.
Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

1 comentário:

Rui Vasconcelos disse...

Espírito Santo:
a tua acção de Amor em nós é o útero no qual nasce o Homem Novo.
Ajuda-me a respeitar-te, a conhecer-te e deixar-te agir em mim, segundo as leis do Amor.
Ajuda-me a descobrir o sentido da confiança, da alegria, da paz, da paciencia, da amabilidade.
Ajuda-me a seguir a Jesus como seu discípulo, nos caminhos da entrega pelo Reino do Pai. E obrigado, Espírito Santo, por tudo que tens feito acontecer em mim, mesmo o que eu não compreendo totalmente.