sexta-feira, 9 de novembro de 2007

JESUS REALIZA AS ANTIGAS PROFECIAS - II

JESUS CRISTO É O NOVO ADÃO

Ao falar da Criação, o Livro do Génesis, diz que a serpente venceu a mulher, levando-a a comer o fruto proibido (Gn 3, 4-6).

Logo a seguir, Deus anuncia o castigo que a serpente vai sofrer por ser mentirosa.

Segundo o Livro do Génesis, o descendente da mulher, vai esmagar-lhe a cabeça, destruindo a sua força maléfica:

“Então o Senhor Deus disse à serpente: “Por teres feito isto és maldita entre todos os animais domésticos e entre os animais selvagens.
Rastejarás sobre o teu ventre, alimentar-te-às de terra, todos os dias da tua vida.
Farei reinar a inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela.
A mulher esmagar-te-à a cabeça e tu tentarás mordê-la no calcanhar” (Gn 3, 14-15).

São Paulo, pensando nesta vitória conseguida pelo filho da mulher, diz que Cristo nasceu de uma mulher a fim de nos libertar e fazer de nós membros da Família Divina:

“Mas, quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sob o domínio da Lei, a fim de resgatar os que se encontram sob o domínio da Lei e assim podermos receber a adopção de filhos.
E porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho que clama: “Abba” ó Pai!
Deste modo já não és escravo mas filho. E se és filho és também herdeiro pela graça de Deus” (Gal 4, 4-7).

O descendente da mulher vencida pela serpente, consegue a vitória sobre a serpente e a graça de sermos membros da Família divina.

São Paulo vê em Jesus Cristo o restaurador das distorções operadas por Adão (Rm 5, 17-19).

Ele é, pois, o Novo Adão, a Cabeça da Criação restaurada (Rm 5, 17-18). Por ele, a Humanidade fica definitivamente reconciliada com Deus (2 Cor 5, 17-19).

O Novo Testamento insiste em que Jesus de Nazaré é o coração das Escrituras, pois realiza todas as promessas messiânicas.

São Mateus leva a genealogia de Jesus até Abraão, a fim de fazer dele o centro e a cúpula do Povo de Deus. Eis como ele inicia a genealogia de Jesus:

“Genealogia de Jesus Cristo, Filho de David, Filho de Abraão” (Mt 1,1).

São Lucas vai mais longe e leva a genealogia de Jesus até Adão.

Com este procedimento, ele quer dizer que, graças ao facto de Jesus formar uma unidade orgânica com a Humanidade, Adão também é incorporado na família de Deus.

Por outras palavras, São Lucas quer dizer que Jesus não é filho de Deus por estar unido a Adão, mas Adão é que é filho de Deus por estar unido a Cristo.

Eis as palavras com que São Lucas inicia a genealogia de Jesus:
“Quando Jesus começou o seu ministério tinha cerca de trinta anos. Ele é Filho de David, Filho de Jacob, Filho de Isaac, Filho de Abraão, Filho de Noé, Filho de Adão, o qual foi filho de Deus (cf. Lc 3, 23-38).
Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: