II-O ESPÍRITO SANTO COMO FORÇA RESSUSCITADORA
A força ressuscitadora de Jesus Cristo, isto é, o Espírito Santo, foi-nos comunicada pelo próprio Jesus no momento de ressuscitar.
Jesus prometeu-nos a Água Viva, isto é, o Espírito Santo que nos ressuscita e nos dá a Vida Eterna:
“No dia mais solene da Festa, Jesus disse em voz alta: “Se alguém tem sede venha a mim e beba. Eu tenho uma Água Viva para dar, a qual fará brotar uma nascente de Vida Eterna no coração daqueles que a beberem”.
Jesus referia-se ao Espírito Santo, pois o Espírito ainda não viera por Jesus não ter ressuscitado” (Jo 7, 37-39).
São Paulo diz que nós formamos um corpo do qual Cristo é a cabeça. Graças ao Espírito Santo que anima a nossa união a Cristo, todos nós participamos da sua ressurreição:
“Assim como o corpo é um, apesar de ter muitos membros, assim também Jesus Cristo. De facto, nós fomos baptizados num só Espírito, a fim de formarmos um só corpo, tanto os judeus como os gregos, os escravos ou homens livres.
Todos nós bebemos de um só Espírito (1 Cor 12, 12-13). O evangelho de São João diz que vivemos de Cristo, por estarmos unidos a ele, tal como ele vive do Pai, por estar unido a ele:
“Assim como o Pai que me enviou vive e eu vivo pelo Pai, assim aquele que me come viverá por mim” (Jo 6, 57).
O evangelho de São João faz uma comparação de Jesus com a Árvore da Vida, a qual tinha um fruto capaz de dar ávida eterna aos que o comem.
Ao sugerir que Jesus é a Árvore da Vida, São João diz que o fruto desta Árvore é o Espírito Santo, a Água que brota do seu coração e nos dá a Vida Eterna:
“Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e eu hei-de ressuscitá-lo no último dia (…).
Com efeito, quem come a minha carne e bebe o meu sangue fica a morar em mim e eu nele” (Jo 6, 54-56).
Com este texto magnífico, São João está a dizer que a nossa ressurreição está garantida graças à ressurreição de Jesus Cristo.
Calmeiro Matias
Sem comentários:
Enviar um comentário