I-ESPÍRITO SANTO E ENCONTRO COM DEUS
O coração é o ponto de encontro da pessoa com Deus e os irmãos. É o núcleo a partir do qual emergem as decisões, e opções através das quais a pessoa emerge e se estrutura.
É no coração que se elaboram os projectos de interacção e comunhão amorosa. A plenitude da pessoa não está em si, mas na comunhão amorosa.
Eis a razão pela qual Deus é um, não por ser uma pessoa mas uma comunhão amorosa. O Espírito Santo é uma pessoa para os outros. Cativa, mas nunca para si.
Com seu jeito maternal encanta-nos, mas para nos pôr em comunicação com Deus Pai, o Filho Eterno de Deus ou os irmãos, a fim de caminharmos para a única Família de Deus.
O evangelho de São João diz que a Família de Deus é uma comunhão orgânica:
“Nesse dia compreendereis que eu estou no meu Pai e que e vós em mim e eu em vós (…).
Se alguém me tem amor guardará a minha Palavra e o meu Pai o amará e nós viremos a ele e faremos nele a nossa morada” (Jo 14, 20-23).
O Espírito Santo caminha no sentido oposto ao sentido em que o mundo caminha. Nunca nos conduz no sentido em que o mundo nos pretende fazer caminhar.
Eis as palavras do evangelho de São João: “Eu vou pedir ao Pai e ele vos dará outro Paráclito, o Espírito da Verdade que o mundo não pode receber, pois não o vê nem o conhece.
Vós, porém, conhecei-lo, pois ele está convosco e habita em vós” (Jo 14, 16-17).
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário