A Divindade é pessoas e a Humanidade também. Deus salva o ser humano na medida em que este se realizou como pessoa, atingindo densidade espiritual e capacidade de comungar.
Por isso podemos dizer que será eternamente mais divina a pessoa que mais se tenha humanizado na história.
É agora o tempo de nos construirmos. Estamos habitados pelo Espírito Santo que actua no nosso íntimo como presença que ilumina, estimula e convida a renascer (Jo 6, 3-6).
Somos um projecto sonhado pelo amor. Por isso não fomos criados para a solidão ou o vazio da morte.
Amar é querer o melhor para os outros e ajudá-los a fazer o melhor para eles. É aceitá-los como são, apesar de serem diferentes de nós.
A pessoa é um ser em génese. Realizar-se construindo uma história personalizada. Para se dizer, a pessoa precisa de contar a sua história.
Por ser amor, Deus toma-nos a sério e nunca nos substitui. O amor é uma dinâmica de bem-querer que tem como origem a pessoa e como meta a comunhão.
O amor suscita possíveis de realização pessoal, abrindo portas para novas realidades. Deus não criou as coisas acabadas.
A Humanidade está no centro da criação por ser constituída por pessoas. Isto quer dizer que estamos chamados a ser colaboradores de Deus na nossa realização e salvação.
A nossa vida será fecunda na medida em que seja dinamizada pelo amor.
Calmeiro Matias
Sem comentários:
Enviar um comentário