Isto quer dizer que o relato do Livro do Génesis sobre o Paraíso é o plano de Deus sonhado para a plenitude dos tempos e não uma realidade existente num princípio mítico:
“Quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou o seu Filho nascido de uma mulher (…), a fim de recebermos a adopção de filhos” (Gal 4, 4-6).
São Paulo diz que Jesus Cristo é o Novo Adão (Rm 5,17). Ele é a cabeça da Nova Humanidade reconciliada com Deus (2 Cor 5, 17-19).
Ele é, na verdade, a Árvore da Vida que nos dá o fruto da Vida Eterna: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a Vida Eterna e eu hei-de ressuscitá-lo no último dia.
Na verdade a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é uma verdadeira bebida.
Quem come a minha carne a bebe o meu sangue fica a morar em mim e eu nele.
Assim como o Pai que me enviou vive e Eu vivo pelo Pai, também o que me come viverá por mim” (Jo 6, 54-57).
Mas São João tem o cuidado de acentuar que este mistério da comunhão orgânica com Cristo ressuscitado nada tem de antropofagia:
“E se virdes o Filho do Homem subir para onde estava antes? O Espírito é que dá vida, a carne não presta para nada.
As palavras que vos disse são Espírito e Vida” (Jo 6, 62-63). A carne de Jesus ressuscitado é a sua realidade humana glorificada e formando um todo orgânico com a Humanidade inteira.
O sangue do Cristo glorioso é a seiva da Árvore da Vida Eterna, isto é, o Espírito Santo. Com Jesus ressuscitado, a Humanidade é assumida no paraíso e assumida na família de Deus.
Deste modo, o Paraíso, sonhado pelo livro do Génesis, torna-se finalmente realidade. Os que são alimentados pelo fruto da Árvore da Vida, isto é, o Espírito Santo, tomam parte na Vida Eterna, sendo organicamente incorporados na Família de Deus, como diz São Paulo (Gal 4, 4-7).
O Livro do Apocalipse diz que, no Reino de Deus, os eleitos são todos alimentados pelo do fruto da Árvore da Vida:
“Felizes os que lavam as suas vestes, para poderem entrar pelas portas da Cidade e terem acesso à Árvore da Vida” (Apc 22, 14).
Calmeiro Matias
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