segunda-feira, 2 de março de 2009

CRISTO COMO FILHO ETERNO DE DEUS-II

II-O FILHO VEIO REVELAR O PAI

Depois da Encarnação, a fé no Filho é uma componente fundamental da fé no Pai: “Aquele que acredita em mim, não só acredita em mim, mas também naquele que me enviou” (Jo 12, 44).

O evangelho de São João diz que o Filho actua em perfeita sintonia com o Pai que o enviou.
O Pai entregou nas mãos do Filho a realização do seu plano de salvação:

“O pai ama o filho e colocou todas as coisas nas suas mãos” (Jo 3, 35). Por isso Jesus Cristo está sempre unido ao Pai: “E aquele que me enviou está comigo e em mim.

Com efeito, o Pai não me deixou sozinho, pois eu faço constantemente as coisas que lhe agradam” (Jo 8, 29).

Pelo mistério da Encarnação, o Filho de Deus tornou-se irmão dos homens, dando-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus (Jo 1, 12-14)

Jesus Cristo diz expressamente que se considera irmão dos homens, pois estes são filhos do mesmo Pai:

“Eu subo para junto do meu Pai e vosso Pai. Vou para o meu Deus e vosso Deus” (Jo 20, 17).
Este texto é muito significativo, pois demonstra que João, apesar de insistir no facto de Jesus ser Deus, tal como o Pai, não ignora que ele é homem como nós.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: