terça-feira, 29 de setembro de 2009

A META DIVINA DA HUMANIDADE-I

I-O BARRO DO QUAL EMERGIU ADÃO

Ao iniciar a génese da criação, Deus já tinha em mente a emergência da vida espiritual, condição básica para o gesto de amor infinito da Encarnação.

Por outras palavras, ao iniciar a marcha criadora, Deus já tinha em vista a génese da vida pessoal na génese do Universo e a divinização do Homem em Jesus Cristo.

A Palavra de Deus diz-nos que a plenitude do Homem não culmina na comunhão humana, mas sim na assunção e incorporação Do Homem na Família de Deus.

Por outras palavras, a nossa plenitude acontece através de Jesus ressuscitado o qual, ao comunicar-nos o Espírito Santo, nos introduziu na comunhão da Santíssima Trindade.

É esta a razão pela qual temos de nascer de novo pelo Espírito Santo, como diz Jesus Cristo (Jo 3, 6).

Ao encarnar, acrescenta o evangelho de São João, o Filho de Deus deu-nos o poder de nos tornarmos filhos de Deus.

Eis as suas palavras: “A todos os que o receberam deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus.

Estes não nasceram dos laços do sangue, nem dos impulsos da carne, nem da vontade do homem, mas sim de Deus. E o Verbo encarnou e veio habitar entre nós” (Jo 1, 12-14).

Por outras palavras, nascemos inacabados, a fim de completarmos em nós a obra criadora de Deus, isto é, humanizarmo-nos em relações de amor, a fim de atingirmos a plenitude do Reino de Deus.

Emergir como pessoa significa crescer em densidade espiritual e capacidade de amar e comungar com Deus e os irmãos.

O ser humano nasce hominizado, isto é, com uma estrutura própria de homem, mas não nasce humanizado, pois a humanização é uma tarefa que cada pessoa tem de realizar em contexto de relações de amor.

Depois de o barro estar amassado, diz o Livro do Génesis, Deus beijou-o e introduziu nele o hálito da vida, a fim de este iniciar a aventura da humanização (cf. Gn 2, 7).

A Encarnação representa um outro beijo, do qual derivou a divinização do Homem. O primeiro beijo foi dado ao Homem por Deus Pai no início da grande epopeia da humanização.

O segundo beijo é dado ao Homem pelo Filho de Deus, possibilitando o salto qualitativo da divinização da Humanidade.

Através do segundo beijo, os seres humanos passam a interagir de modo orgânico com a própria comunidade divina.

De facto, isto só pode acontecer através de Jesus, o evangelho de São João: “Jesus respondeu a Tomé: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai a não ser por mim” (Jo 14, 6).

O Espírito Santo fortalece e alimenta a nossa união orgânica com Jesus através do qual somo incorporados na comunhão da Família de Deus.

Jesus comparou a nossa união com ele à união que existe entre ele que é a cepa da videira, e nós que somos os ramos.

Só podemos ser ramos vivos e fecundos se permanecermos unidos à cepa da qual nos vem a seiva, isto é, o Espírito Santo (cf. Jo 15, 4-5).

No nosso íntimo, diz Jesus, o Espírito Santo é como uma Água Viva que faz brotar no nosso coração uma fonte de Vida Eterna (Jo 7, 37-39).

Por outras palavras, falar da seiva da videira que vem da cepa para os ramos ou da Água Viva que vem de Cristo como fonte de Vida Eterna é falar da mesma realidade.

O Espírito Santo é o Sangue da Nova Aliança que vai ser derramado para perdão dos pecados (cf. Mt 26, 28).

Ele é o produto da videira que Jesus beberá com os discípulos no Reino de Deus (Mt 26, 29 cf. Mc 14, 25; Lc 22, 17-18).

Ele é o beijo que Deus deu ao barro primordial do qual saiu Adão (Gn 2, 7). Ele é também o beijo da Encarnação através do qual fomos introduzidos na plenitude dos tempos.

O tempo da gestação chegou à plenitude, dando início ao parto do qual vão surgir os filhos de Deus, pela acção do Espírito Santo, diz a Carta aos Gálatas:

“Mas quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher (…), a fim de recebermos a adopção de filhos.

E porque somos filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito Santo de seu filho que, no nosso íntimo clama: Abba, ó Pai” (Ga 4, 4-6).

O Espírito Santo é o amor de Deus derramado nos nossos corações, como diz São Paulo (Rm 5, 5).

O plano de Deus assenta sobre estes dois beijos que devem ser entendidos como uma realidade dinâmica e progressiva.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: