sábado, 26 de setembro de 2009

DESCOBRINDO O ROSTO DE DEUS-I

I-O ROSTO DE DEUS COMO MISTÉRIO ASSUSTADOR

O rosto de Deus, na bíblia, significa o ser e a identidade de Deus. Quando a bíblia diz que um patriarca ou um profeta procura o rosto de Deus quer dizer que essa pessoa deseja entrar na intimidade com Deus.

No Antigo Testamento há muitas passagens bíblicas que falam da impossibilidade de ver a face de Deus.

Há textos que falam do perigo de ver o rosto de Deus. O livro do Génesis diz que certa noite o patriarca Jacob passou a noite a lutar com um personagem desconhecido.

Pela manhã, ao aperceber-se de que se tratava de Deus, Jacob ficou assustado, pois viu Deus face a face e não morreu (Gn 32, 30).

Subjacente a este relato está a ideia de que o homem não pode ver o rosto de Deus, isto é, não tem acesso directo ao mistério do ser e da identidade de Deus.

Por outras palavras, a transcendência e a santidade de Deus é tão excelsa que a proximidade de Deus pode representar uma ameaça para o Homem que é pobre e pecador.

O Livro do Êxodo descreve um episódio em que Moisés pede a Deus para lhe mostrar o seu rosto. Deus respondeu-lhe dizendo que o ser humano não pode ver o rosto de Deus e continuar a viver:

“Não podes ver o meu rosto, disse Deus, pois o homem não me pode ver e continuar a viver” (Ex 33, 20).

É evidente que um texto como este não é para ser tomado à letra. Na verdade, o autor quer dizer apenas que Deus e Moisés não são iguais. O ser humano é imperfeito e limitado.

Deus, pelo contrário, é infinitamente perfeito em todos os seus aspectos. Dizer que o homem não pode ver o rosto de Deus quer dizer que o Homem não tem capacidade para captar Deus de modo perfeito.

A prova de que o autor não pretende ser tomado à letra, é que no capítulo vinte e quatro do mesmo Livro do Êxodo o autor diz que Moisés viu a face de Deus.

Apesar de ter visto a face de Deus e ter comunicado face a face com ele, Moisés não morreu (Ex 24, 10-11).

O livro do Deuteronómio diz que Moisés foi especial entre os profetas, pois Deus comunicou face a face com ele (Dt 34, 10).

Estes textos pretendem afirmar a excepcional intimidade que existia na relação de Deus com Moisés.

A aparente contradição destes textos não é mais que uma tentativa de afirmar por um lado a total transcendência de Deus e, por outro, a sua presença junto do Homem.

Por vezes a bíblia dá a entender que Deus esconde o seu rosto quando está magoado com os pecados do povo.

Neste caso, esconder o rosto corresponde a afastar-se do Homem. A palavra hebraica “Paniym” significa rosto e presença. Portanto, esconder o rosto é retirar-se, afastar-se.

O livro do Êxodo apresenta Moisés como o grande revelador do rosto de Deus. A maneira de Moisés revelar o rosto de Deus consiste em fazer de medianeiro entre Deus e o povo, indo ao encontro de Deus e voltando de novo para junto do povo.

Por outras palavras, o medianeiro é uma pessoa que fala de Deus como de alguém com quem acabou de se encontrar.

Eis alguns textos significativos sobre a tarefa do medianeiro: “E Moisés subiu até Deus (Ex 19, 3).

Então Moisés desceu de junto de Deus e falou aos anciãos do Povo (Ex 19, 7).

Moisés levou as palavras do Povo até junto de Deus (Ex 19, 8).

Então Moisés desceu da montanha até à planície onde se encontrava o Povo (Ex 19, 14).

O Senhor chamou Moisés do alto da montanha. Então Moisés subiu até ao topo da montanha e conversou com Deus (Ex 19, 20).

Depois, Moisés desceu até junto do Povo e disse (Ex 19, 25).

Moisés subiu para receber as tábuas da Lei. O Povo, aterrorizado, mantinha-se à distância e não quis aproximar-se da nuvem densa a partir da qual Deus comunicava com Moisés (Ex 20, 18-21).

O Povo mantinha-se à distância, enquanto Moisés se aproximou da densidade da nuvem na qual Deus estava presente (Ex 20, 21).

Então Moisés desceu até junto do Povo e relatou todas as palavras do senhor e os seus preceitos (Ex 24, 3);

De novo Moisés subiu à montanha cujo pico ficou coberto pela nuvem (Ex 24, 15).

Então, Moisés recebeu as tábuas da Lei, as quais foram escritas pelo próprio dedo de Deus (31, 18).

Depois, Moisés desceu da montanha, trazendo as Tábuas da Lei, as quais estavam escritas dos dois lados (Ex 32, 15).

Depois, Moisés voltou até junto de Deus (Ex 32, 31).

Então, Deus disse a Moisés: “Agora vai e conduz o Povo até onde eu te disse” (Ex32, 34).

Moisés desceu da montanha, mas não sabia que o seu rosto brilhava em virtude de ter falado com Deus (Ex 34, 29).

Este texto significa que o portador da Palavra de Deus leva em si as marcas da mesma Palavra.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

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