sábado, 26 de setembro de 2009

DESCOBRINDO O ROSTO DE DEUS-III


III-OS CRISTÃOS E O ROSTO DE DEUS

À imitação de Jesus, as comunidades cristãs estão chamadas as ser no mundo uma revelação do rosto de Deus.

São Paulo diz que as comunidades cristãs são o corpo de Cristo (1 Cor, 10, 17; 12, 27). Isto quer dizer que a comunidade é uma mediação privilegiada para revelar o rosto de Deus, pois não é uma pessoa mas uma comunidade de três pessoas.

Na verdade, Deus não é uma pessoa mas uma comunidade amorosa de três pessoas. Além da união orgânica que liga Cristo e a Humanidade, os cristãos estão ligados a Cristo através de um vínculo sacramental.

Quando acolhemos a Palavra de Deus no nosso coração, o Espírito Santo consagra-nos para a anunciarmos ao mundo.

Enquanto orava, Jesus fazia a experiência do face a face com Deus, condição essencial para revelar o rosto de Deus ao mundo.

Quando Jesus falava de Deus às pessoas estas tinham um pouco a impressão de que Jesus acabava de se encontrar com Deus. Assim devemos ser nós também.

São Paulo diz que missão do Apóstolo é uma graça de Deus: “Foi-nos dada a graça de anunciar aos gentios a maravilhosa salvação de Jesus Cristo” (Ef 3, 8).

Eis um ensinamento importante de Jesus sobre a necessidade de haver evangelizadores:

“A Seara é grande, mas os operários são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da seara que mande operários para a sua seara” (Lc 10, 4-5).

No evangelho de São Mateus, Jesus insiste na importância da missão dos cristãos para que o rosto de Deus seja revelado aos homens:

“Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se corromper, com que se há-de salgar? Não serve para mais nada, senão para ser lançado fora e pisado pelos homens” (Mt 5, 13).

Depois acrescentou: “Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre o monte, nem se acende a candeia para a colocar debaixo da mesa, mas sim em cima, a fim de iluminar todas as pessoas” (Mt 5, 14-16).

O Apóstolo sabe que não leva Deus às pessoas. A sua missão é ajudar as pessoas a descobrirem o rosto de Deus e a sua presença salvadora no íntimo do seu próprio coração.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: