sábado, 5 de setembro de 2009

A ESTRUTURAÇÃO DA CONSCIÊNCIA HUMANA-I

I-A CONSCIÊNCIA COMO PONTO DE ENCONTRO

Todos nós conhecemos o ditado popular segundo o qual é importante respeitar a consciência, pois esta é a voz de Deus.

Sem pretendermos tomar à letra este ditado, devemos, no entanto, afirmar que este refrão contém um aspecto verdadeiro.

É importante acrescentar também que além de ser a voz de Deus, a nossa consciência é também a voz dos outros.

Na verdade, o nosso superego é o conjunto das opiniões, critérios e modos de valorizar que os outros inscreveram em nós através da educação.

Como sabemos, ninguém nasce consciente. À medida que os outros nos vão comunicando os valores, a nossa consciência vai-se estruturando.

À medida que se estrutura, a consciência torna-se um altifalante do Espírito Santo. Na verdade, os valores tornam-se no íntimo da nossa consciência apelos a agir em harmonia com o seu significado.

À medida que a pessoa actua de acordo com os valores, estrutura-se como pessoa e configura-se em harmonia com o seu modo de agir.

Deste modo, a pessoa que age em harmonia com a justiça torna-se justo. Agir de modo injusto, para esta pessoa, é algo que se torna cada vez mais violento para ela.

Do mesmo modo, a pessoa que age em harmonia com a verdade, vai-se tornando verdadeira, ao ponto de a mentira ser algo que se torna violento para ela.

À medida que a consciência de uma pessoa se estrutura, o Espírito Santo faz ouvir os seus apelos no interior da pessoa, convidando-a a agir de acordo com os valores que foram estruturando a sua consciência.

Podemos dizer que a consciência das pessoas varia de acordo com os critérios e valores que nelas foram inscritos pelos outros.

Isto quer dizer que a voz do Espírito Santo não se faz ouvir com a mesma densidade em todas as pessoas.

Na verdade, a capacidade de uma pessoa ouvir os apelos do Espírito Santo depende da formação da sua consciência.

Isto quer dizer que o Espírito Santo nos toma a sério e comunica connosco, adaptando-se à nossa maneira de ser e pensar.

Com seu jeito maternal de amar, o Espírito Santo vai-nos moldando por dentro à imagem e semelhança de Deus.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: