quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

DESCOBRINDO O CORAÇÃO DE DEUS

Deus Santo

A pessoa é realmente um mistério, isto é, alguém que não é evidente, mas que se revela através das relações.

Trindade Santa,

Vós sois pessoas em relações permanentes de amor. Vós não sois evidentes mas revelais-vos a nós à medida que nos relacionamos convosco Pai, Filho e Espírito Santo.

Pai Santo,
Obrigado por nos ajudares a caminhar na fé, o fruto saboroso da tua Palavra e da acção reveladora do Espírito Santo no nosso coração.
Louvado sejas por acolheres os seres humanos e Ajudares cada pessoa como a um filho. Bendito sejas, Filho Eterno de Deus, por nos acolheres e ajudares como irmãos.

Glória a ti, Espírito Santo, por seres o amor de Deus derramado nos nossos corações (Rm 5, 5).
Habitais em nós como num templo (1 Cor 3, 16). Com teu jeito maternal de amar tu nos conduzes até ao Pai que nos acolhe como filho e ao Filho Eterna de Deus que nos acolhe como irmãos (Rm 8, 14-16).

Tu estás em nós e por nós, mas nunca estás em nosso lugar, pois nunca nos substituis. Com teu jeito maternal de amar tu habitas no nosso coração de modo adequado à realidade de cada pessoa.

O que não nos dizes de Deus e do Homem, nós não o podemos saber e compreender. Isto quer dizer que tu és, Espírito Santo, o protagonista da revelação do mistério de Deus e do Homem.

Quando abrimos a mente e o coração à tua revelação, emerge em nós a Sabedoria e a força da Fé, da Esperança e da Caridade.
Trindade Santíssima,
A nossa fé diz-nos que o vosso amor por nós é incondicional. Nós podemos deixar de vos amar, mas não somos capazes de impedir que Vós nos continueis a amar sempre e de modo incondicional.

Vós não estivestes à espera de que nos tornássemos bons para gostar de nós. Vós tomastes a iniciativa de nos amar antes de sermos bons, dando-nos o Espírito Santo que nos vai ajudando a ser bons.

Graças ao Vosso amor incondicional, Deus Santo, a vossa vontade em relação a cada ser humano coincide sempre com o que é melhor para nós.

Deus Santo,
Vós sois a fonte da Vida Eterna. A Primeira Carta de São João diz que Vós sois Amor (1 Jo 4, 16).

Isto quer dizer que Vós sois uma novidade constante, pois o amor nunca se repete. Sem deixardes de ser o único Deus infinitamente perfeito, Vós sois todos os dias novo.

Quando a nossa Fé diz que a natureza de Deus é imutável, ela quer afirmar que Vós sois sempre, Deus Santo, uma emergência permanente de três pessoas de perfeição infinita em convergência total de comunhão amorosa.

Sem vós, Deus bendito, a nossa vida não tinha sentido. Por isso nós vos dizemos com muito amor: Nós vos pertencemos, Santíssima Trindade!
Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias


Sem comentários: