sábado, 9 de janeiro de 2010

CANTANDO O PLANO CRIADOR DE DEUS

Trindade Santa

Vós sois um Deus cuja essência são as relações de amor. A vossa morada coincide com a essência do vosso ser, pois não estais dentro do espaço e do tempo.

A vossa morada é um campo espiritual contínuo de interacções amorosa o qual constitui a interioridade máxima do Universo.

Vós sois um Deus relações. É por esta razão que as relações estão presentes em todos os níveis do tecido Cósmico: átomo, sistema solar, célula, sistema solar ou na galáxia sempre a girar.

O Universo é um poema vivo, obra-prima sonhada por Vós com uma ternura infinita. Mas a génese do Universo ainda não terminou.
Isto quer dizer que o vosso poema criador ainda está a ser redigido.De facto, o Cosmos é um poema vivo que continua a ser escrito de modo permanente e progressivo:

Cada estrela é uma estrofe e cada planeta um refrão. Nesta Criação em génese, tudo tem sentido e finalidade.

Tem sentido o átomo e a molécula, o sistema solar e a Galáxia. A Criação é um testemunho vivo da vossa Sabedoria e arte de criar.

Entre a multidão dos dinamismos cósmicos brotam cheios de beleza e inteligência os dinamismos da vida cuja cúpula é o Homem em construção:

No momento da criação do Homem, o Espírito Santo, como génese animadora de comunhão e vínculo de relações amorosas faz emergir a vida espiritual talhada para o encontro amoroso com Deus.
E no fim da cadeia evolutiva surge o barro orgânico do qual saiu Adão. Nesse momento, Deus comunica-lhe o hálito da vida através de um beijo cheio de ternura.

Nesse momento, o barro torna-se barro com coração e surge o Homem como comunhão de pessoas capazes de eleger os outros como alvo de amor.

Deus Santo,
No coração do vosso poema cheio de sabedoria e o amor surge Jesus Cristo, o ponto de encontro do melhor de Deus com o melhor da Humanidade.

No tecido da Criação agitam-se ondas, partículas, células, tecidos e pessoas que emergem como seres livres, conscientes e responsáveis.

É lógico este Universo em que habitamos. É por esta razão que o Homem consegue compreender as suas razões e sentidos.

Deus Santo,
Como são vastos os temas do vosso poema universal: Átomo, planeta, Galáxia. Asteróide e a nossa estrela Polar.

Mas o tema central do vosso poema é o Homem cuja cúpula é Jesus Cristo. Com a emergência do Homem a nossa Terra deu um salto de qualidade, tornando-se um lugar onde pode acontecer amor e fraternidade.

A Humanidade está a emergir como comunhão orgânica e dinâmica de pessoas, cada uma delas a construir uma história única, original, irrepetível e com seu jeito próprio de amar.
Ao ser incorporado por Cristo na comunhão divina, o Homem fica divinizado, pois passou a ser da raça de Deus.
Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias


Sem comentários: