segunda-feira, 13 de julho de 2009

CRISTO COMO ALICERCE DO HOMEM NOVO-III


III-EM CRISTO SOMOS UMA NOVA CRIAÇÃO

Ao comunicar-nos o Espírito Santo, Jesus introduziu-nos na plenitude da Vida. Na verdade, o Espírito Santo é o guia seguro que nos conduz à “galáxia” da Comunhão Universal, interioridade máxima e coração personalizado do Universo.

Jesus Cristo é o Centro e o medianeiro desta Comunhão Universal. Nele se encontram e interagem organicamente o melhor de Deus com o melhor do Homem.

Ele é o Novo Adão, a Árvore da Vida plantada no centro do Paraíso. No momento da sua morte e ressurreição ele garantiu ao Bom Ladrão que nesse mesmo dia, estariam na festa do paraíso.

Fechado pelo pecado de Adão, o paraíso foi reaberto por Jesus Cristo! Ao ressuscitar, o Novo Adão colocou o fruto da Árvore da Vida ao nosso alcance.

Agora podemos cantar: “Aleluia! Estamos salvos, pois já temos acesso ao fruto que nos dá a Vida Eterna (cf. Jo 6, 51).

A Árvore da Vida é Cristo ressuscitado e o fruto de Vida Eterna que esta Árvore nosproporciona é o Espírito Santo.

No momento da sua morte e ressurreição Jesus foi à morada dos mortos levando consigo o o fruto da Vida Eterna a todos os que o precederam incorporando-os na Família de Deus.

O evangelho de São João compara o Espírito Santo ao vinho bom que vem no fim, a fim de alegrar a festa do banquete eterno da Família de Deus (cf. Jo 2, 1-10).

Eis o que dia o Livro do Apocalipse sobre a festa do banquete eterno de Deus: “Mostrou-me depois um rio de Água Viva, resplandecente como cristal, o qual saía do trono de Deus e do Cordeiro.

No meio da praça da cidade, junto à margem do rio, está a Árvore da Vida (...) cujas folhas servem de medicamento para as nações” (Apc 22, 1-2).

É esta a Terra da alegria e da Vida Plena, onde não há mais luto, nem lágrimas. O sofrimento, a dor e o ódio são totalmente banidos da cidade da Vida Eterna, acrescenta o Livro do Apocalipse:

“Vi, depois, um novo Céu e uma Nova Terra. O primeiro Céu e a primeira Terra tinham desaparecido e o mar já não existia.

E vi descer do Céu, de junto de Deus, a Cidade Santa, a Nova Jerusalém, já preparada, como noiva adornada para o seu esposo.

E ouvi uma voz potente que vinha do trono e dizia: “Esta é a morada de Deus entre os homens”.

Deus habitará com eles, os quais formarão o Seu Povo. O mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus.

Enxugará todas as lágrimas dos seus olhos. E não haverá mais morte, nem luto, nem pranto, nem dor, pois as primeiras coisas passaram.

O que estava sentado no trono disse: “Eis que renovo todas as coisas” (Apc 21, 1-5 a).


Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias




Sem comentários: