sexta-feira, 3 de julho de 2009

CANTANDO A EPOPEIA DA HUMANIDADE

Humanidade,

És um entretecido orgânico e dinâmico de muitas pessoas em construção. Ainda és um projecto inacabado, apesar de muitos milhões de pessoas já estarem nas coordenadas da plenitude.

Emerges de modo único, original e irrepetível no concreto de cada pessoa e fazes parte da cúpula personalizada do Universo.

Fazes parte do melhor que a Criação produziu: vida espiritual estruturada de modo livre, consciente, responsável e capaz de comunhão amorosa.

Emerges de modo único, original e irrepetível no concreto de cada pessoa. Humanidade,
Não és divina por natureza, mas és proporcional à própria Divindade.

Na verdade, tu és uma união orgânica de pessoas e a Divindade também. Por te concretizares em pessoas capazes de amor e comunhão, a tua vida tem sabor a eternidade, pois o amor é imortal.

Humanidade,

Por te estares a constituir como união orgânica de pessoas, já pode acontecer comunhão entre ti e a Divindade.

Estás a emergir no concreto de cada pessoa em turno histórico de construção.À medida que emerges, converges também para a Comunhão Universal.

Com efeito, a plenitude da pessoa não está em si, mas na reciprocidade da comunhão amorosa.

Estás a acontecer de novo nos milhões de seres humanos a emergir na História. Mas os muitos milhões que nos precederam na História também fazem parte da mesma Humanidade.

Hoje estamos nós de turno. Os muitos milhões que nos precederam já atingiram a plenitude da Vida e do Amor.

Todos estes já dançam o ritmo do amor, mas cada qual com o jeito que treinou aqui na terra.

Depois de atingirem a densidade da plenitude, as pessoas nas quais te concretizas mantêm a sua identidade histórica, isto é, o jeito de amar que foram moldando enquanto viveram na História.

Com o acontecimento de Jesus Cristo, chegou para ti a plenitude dos tempos, isto é, a fase dos acabamentos.

Deste modo se iniciou a dinâmica da divinização do Homem. Antes de Jesus Cristo estavas no tempo da gestação. Com o mistério da ressurreição o Homem Novo começa a nascer através de um parto gradual e progressivo.

Com o mistério da Encarnação, o divino enxertou-se no humano, a fim de este ser divinizado, mediante a sua incorporação na Família de Deus.

O teu ser interior, por ser constituído por pessoas em comunhão, tem densidade espiritual. És semelhante a Deus na tua configuração.

Por ser um homem plenamente realizado, Jesus também te pertence, pois é o coração da união orgânica que é a expressão máxima do teu ser.



Podemos dizer que em Cristo se encontra o melhor da Divindade com o melhor da Humanidade.

Por estares chamada a realizar-te, precisas de sentidos para viver e agir. Na verdade, és capaz de saborear o sentido do Universo, da História e do teu próprio projecto em construção.

E para optimizar a tua capacidade de saborear a realidade, Deus concedeu-te o dom da revelação.

Humanidade,

A tua História está marcada pelo Amor que te criou: Ao nascer da aurora, Deus amassou o barro de que és feita.

Ao chegar o meio-dia, foi-te concedido o dom da Salvação em Cristo. Agora podes celebrar e agradecer a dinâmica da Salvação a acontecer no teu coração, graças à presença amorosa do Espírito Santo.

Ao criar-te, Deus amou-te apaixonadamente. O seu jeito de nos amar até à morte é a expressão máxima do amor incondicional de Deus.

Deus Pai sonhou-nos à sua imagem e semelhança. O Filho de Deus, pelo mistério da Encarnação, concretizou este sonho de amor.

Com seu jeito maternal de amar, o Espírito Santo introduz-nos na comunhão amorosa da Santíssima Trindade.

Na verdade, ele é o amor de Deus derramado nos nossos corações como diz São Paulo (Rm 5,5).

Graças ao dom da revelação podemos compreender, celebrar e agradecer o projecto de amor no qual estamos inseridos.

Deste modo, os anseios mais profundos do nosso coração encontraram resposta para a fome de sentidos que nos invadiam.

Na verdade, a fome de plenitude que gritava dentro de nós já pode ser saciada. Afinal, o chamamento interior que nos convida a crescer, tem toda a razão de existir.

Humanidade,

És a menina dos olhos deste Deus que não te criou para o vazio da morte. Deus está a criar-te todos os dias no concreto de cada pessoa.

Deus não te criou acabada, a fim de te poderes criar através das decisões, opções e escolhas das pessoas nas quais está a emergir.

Humanidade,

É grandioso o projecto de amor do qual fazes parte!
Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias


Sem comentários: