O Novo Testamento vê Jesus Cristo como o iniciador de uma Nova Criação (2 Cor 5, 17).
A Nova Criação faz parte do plano de Deus para a Nova Aliança (cf. Lc 22, 20; 1 Cor 11, 25).
São João elabora o prólogo do seu evangelho como se estivesse a elaborar um novo relato da Criação,
Mas neste novo relato da Criação Jesus Cristo está no centro do projecto criador de Deus. Na perspectiva de São tudo foi criado pela Palavra que, agora, encarnou para realizar a plenitude dos tempos, isto é, a divinização do Homem.
Para o Novo Testamento a acção criadora dos primórdios faz parte de um plano mais vasto que é o projecto criador e salvador de Deus.
O Novo Testamento lê o acontecimento de Cristo como a plenitude deste projecto. A criação teve um início, está em génese e orienta-se para uma plenitude que engloba a comunhão do Homem com Deus.
O Novo Testamento reconhece que a plenitude do projecto criador e salvador de Deus está inaugurada em Cristo.
Ele é o Novo Adão que restaura o Homem decaído (Rm 5, 17-19). Todos os que estão unidos ao Senhor ressuscitado formam uma Nova Criação (2 Cor 5, 17).
Do mesmo modo, os que são movidos pelo Espírito que vem de Cristo são incorporados como membros da Família de Deus (Rm 8, 14-16).
Esta possibilidade de nos tornarmos membros da Família de Deus vem-nos pelo mistério da Encarnação (Jo 1, 12-14).
Calmeiro Matias
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