Com a ressurreição de Jesus Cristo o sétimo dia é um novo primeiro dia.
Ao ressuscitar, Jesus difunde o Espírito Santo Criador, iniciando assim a plenitude dos tempos através da recriação e renovação de todas as coisas.
São Paulo diz que, em Cristo ressuscitado, Deus inaugura a dinâmica da libertação e da divinização humana:
“Mas quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sob o domínio da lei, a fim de resgatar os que se encontravam sob o domínio da Lei e, deste modo, recebermos a adopção de filhos.
E porque somos filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, o qual clama em nós “Abba”, ó Pai.
Deste modo já não és escravo, mas filho. Se és filho és também herdeiro, por graça de Deus” (Ga 4, 4-7).
Ao terminar a primeira criação, Deus inicia a Nova Criação, a qual implica o perdão do pecado e a reconciliação com Deus (2 Cor 5, 17-19).
O perdão do pecado acontece no nosso coração pela acção do Espírito Santo, como diz o profeta Ezequiel:
“Então derramarei sobre vós uma água pura e sereis purificados de todas as manchas e de todos os pecados.
Dar-vos-ei um coração novo e introduzirei em vós um espírito novo.
Arrancarei do vosso peito o coração de pedra e vos darei um coração de carne.
Dentro de vós porei o meu Espírito, fazendo com que sigais as minhas leis e pratiqueis os meus preceitos.
Então habitareis na terra que dei a vossos pais e sereis o meu povo e eu serei o vosso Deus” (Ez 36, 26-28).
A Água pura de que fala o profeta Daniel é o Espírito Santo, a quem Jesus deu o nome de Água Viva que faz jorrar Arroios de Vida Eterna no nosso coração (Jo 7, 37-39).
O perdão de Deus, portanto, significa a criação de um coração novo, graças à acção do Espírito Santo no nosso íntimo.
É assim que Deus cura as feridas do nosso pecado, capacitando-nos para amar.
Ao realizar o perdão do pecado, o Espírito Santo ajuda-nos a transformar o nosso coração egoísta em um coração fraterno e amigo de fazer o bem.
E é assim que o sétimo dia se transforma em um novo primeiro dia, pois Deus inicia uma Nova Criação a partir da primeira criação.
Por ser a Cabeça da Nova Criação, Jesus ressuscitado é o primeiro homem a entrar no repouso do sétimo dia.
Mas como a Humanidade forma um todo orgânico com Cristo, a plenitude de Cristo é também a nossa plenitude.
Na verdade, como diz São Paulo, nós somos um corpo do qual Cristo é a Cabeça (1 Cor 12, 27).
No momento em que a Cabeça entra na Plenitude da Vida Eterna a Humanidade, como corpo de Cristo, entra também com ele.
Glória a Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo!
Calmeiro Matias
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