“Isto escandaliza-vos? E se virdes o Filho do Homem subir para onde estava antes?
O Espírito é que dá vida, a carne não serve para nada. As palavras que vos disse são Espírito e Vida (Jo 6, 62-63).
Estas palavras de Jesus querem dizer que comer a carne beber o sangue de Jesus ressuscitado é comer um alimento espiritual que alimenta a nossa vida espiritual.
Este alimento espiritual é o Espírito Santo, essa Água Viva que faz jorrar no nosso coração Arroios de Vida Eterna (Jo 7, 37-39).
Ainda antes de morrer e ressuscitar, Jesus garantiu à Samaritana que ia dar esta Água Viva, a fim de comunicar A Vida Eterna às pessoas (Jo 4, 14).
A Água Viva, isto é, o Espírito Santo que nos vem de Cristo ressuscitado é, afinal, a seiva que vem da cepa para os ramos e os torna fecundos (Jo 15, 4-5).
O Espírito Santo é, na verdade, o Sangue da Nova e Eterna Aliança. Os que se deixam conduzir e transformar pela sua força vital são ressuscitados e assumidos na Família de Deus como filhos e herdeiros de Deus Pai e irmãos em relação ao Filho de Deus (Rm 8, 14-16).
Por outras palavras, o Espírito Santo é a Carne e o Sangue de Cristo ressuscitado, o qual alimenta em nós a Vida de ressuscitados com, como diz o próprio Jesus no evangelho de São João:
“Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e eu vou ressuscitá-lo no último dia” (Jo 6, 54).
O Espírito Santo é a ternura maternal de Deus que actua em nós como princípio animador de relações e vínculo de comunhão orgânica com Cristo.
Calmeiro Matias
Sem comentários:
Enviar um comentário