sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

EM DEUS VIVEMOS, NOS MOVEMOS E SOMOS

Trindade Santa,
A nossa Fé diz-nos que Vós sois um Deus sempre próximo e que se torna presente aos seres humanos no seu próprio interior.

A Vossa morada é um campo espiritual contínuo de interacções amorosas a qual constitui a interioridade máxima do Universo.

Para irmos ao vosso encontro, temos de nos orientar no sentido nossa interioridade, pois Vós sois mais interior a nós do que nós próprios, com dizia Santo Agostinho.

Vós vindes a nós, Deus Santo, sempre a partir do interior. Nós vos agradecemos, Trindade Santa, o facto de vos relacionardes com cada pessoa de modo único e diferente.

Isto significa que Vós nos tomais a sério e amais cada pessoa assim como ela é.
Trindade Santa,
Vós Sois uma família de três pessoas, mas de coração aberto aos outros. Isto dá-nos a certeza de que ninguém tem Deus só para si.

O amor é difusivo, por isso Vós expandis a vossa ternura pelos biliões de pessoas que viveram, vivem e viverão ao longo dos milénios.

Espírito Santo,
Tu és o princípio difusivo do amor de Deus pelos seres humanos. São Paulo diz que tu és o amor de Deus derramado nos nossos corações (Rm 5, 5).

Quando as pessoas se vão bronzear à praia têm consciência de que o sol a é para todos.
Não é pelo facto de o Pedro se estar a bronzear que a Margarida fica privada do sol.

O sol difunde os seus raios por todos os seres humanos, um sinal do vosso amor capaz de se difundir por todos.
Mas ao contrário do sol que nos atinge a partir de fora, tu encontras-te connosco, Espírito Santo, a partir de dentro.

A Carta aos Romanos diz que tu és o amor de Deus derramado nos corações dos seres humanos (cf. Rm 5, 5).

Isto significa que o nosso Deus é um Deus próximo. A luz e o calor do sol chegam até nós, vindos de longe.

Tu, pelo contrário, Espírito Santo, estás nosso interior e pões-nos em comunicação com o Pai e o Filho, incorporando-nos na Família de Deus.

Com a tua ternura maternal tu nos conduzes a Deus Pai que nos acolhe como filhos e ao Filho de Deus nos acolhe como irmãos.

Espírito Santo,
Isto quer dizer que tu fazes do nosso coração o ponto de encontro com a família da Santíssima Trindade.

Na Carta aos Romanos, São Paulo disse que os seres humanos que se deixam conduzir pelo Espírito de Deus são filhos de Deus (Rm 8, 14).

Trindade Santa,
Vós sois um Deus ao nosso alcance e sempre disponível para todos. Ao ressuscitar, Jesus difundiu o Espírito Santo por todos nós, ele que é a Água da Vida que faz germinar em nós a Vida Eterna.

Os seres humanos precisam do ar para respirar e viver. Felizmente que o ar está presente em toda a terra.

Do mesmo modo, os seres humanos precisam do Espírito Santo para renascer, a fim de poderem renascer, como Jesus disse a Nicodemos.

No Livro dos Actos dos Apóstolos São Paulo diz que Deus nunca está longe, pois é em Deus que nós vivemos e nos movemos.

Eis as suas palavras: “O Deus que criou o mundo e tudo o que nele habita é o Senhor do Céu e da Terra.

Ele não habita em santuários feitos pela mão do Homem, nem é servido por mãos humanas, como se precisasse de alguma coisa.

É ele que dá a vida, a respiração e tudo o mais. Criou a partir de Adão toda a Humanidade, a fim de ela habitar sobre a face da terra” (Act 17, 24-26).

Depois acrescenta: “É nele que vivemos, nos movemos e existimos, pois já somos família sua.
Se nós somos família de Deus, não devemos pensar que a Divindade é semelhante ao ouro, à prata ou à pedra esculpida pela mão do homem” (Act 17, 28-29).

Louvado sejais Trindade Santa que sois uma comunhão familiar e nos acolhestes na Vossa Família através de Jesus Cristo!
Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias




Sem comentários: