sexta-feira, 25 de janeiro de 2008
FALANDO COM DEUS SOBRE O HOMEM-II
II-A NOSSA HUMANIZAÇÃO CULMINA EM VÓS
A imagem de Deus vai-se esculpindo em nós de modo gradual e progressivo, à medida em que nos vamos construindo como pessoas. Podemos dizer que a dinâmica da humanização é o próprio processo da configuração do homem como imagem de Deus
A Lei da humanização é: emergência pessoal-espiritual mediante relações amorosas e convergência para a comunhão universal.
O Espírito Santo é o grande protagonista nesta tarefa da edificação do Homem como imagem de Deus. No entanto, nunca o faz sem nós. Por outras palavras, o Espírito Santo está connosco, mas não em nosso lugar.
Quando nos opomos ao amor, estamos a bloquear a dinâmica da nossa humanização e a resistir à acção do Espírito Santo em nós.
O Homem será tanto mais imagem de Deus quanto mais se realizar como ser livre, consciente, responsável e capaz de comunhão amorosa.
Tudo isto nos quer dizer que somos seres talhados para uma comunhão universal com os outros seres humanos e com Deus.
Como a pessoa humana é um ser em construção, a imagem de Deus é uma realidade a emergir de modo gradual e progressivo. Somos pessoas a emergir como seres históricos.
Quando contamos aos outros a nossa história pessoal, estamos a desenhar para eles um esboço da imagem de Deus que nós somos. Deus Santo, Obrigado por este privilégio de nos estarmos a construir como imagem de Deus e pelo facto de, pelo mistério da Encarnação, termos sido incorporados na comunhão da Família de Deus
GRAÇAS A CRISTO RESSUSCITADO, ESTAMOS TALHADOS PARA SER DIVINOS!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário