domingo, 1 de fevereiro de 2009
A TERNURA DE DEUS AO CRIAR O HOMEM-II
II-DEUS CRIA O HOMEM COM GRANDE CARINHO
Mas o Espírito Santo, no interior do nosso coração, está presente e activo para aperfeiçoar e acabar a obra da nossa criação.
A meta é sermos em tudo iguais a Cristo, até ao ponto de já não sermos pecadores. O Senhor criou o ser humano à sua imagem, criou-o à imagem de Deus. Ele os criou homem e mulher” (Gn 1, 26-27).
A criação do Homem acontece de modo muito diferente da criação dos animais. É verdade que o Homem veio do mundo animal, mas já não é um simples animal.
De facto, o ser humano está-se a realizar como pessoa criada à imagem de Deus cuja meta é fazer parte da Família Divina.
Foi esta a razão pela qual Deus, ao criar o Homem, agiu de modo especial. Antes de iniciar a marcha criadora da Humanidade, a Santíssima Trindade concebeu um projecto para o Homem:
Deus Pai, o Filho de Deus, e o Deus Espírito Santo, dialogando sobre a possibilidade de criar o Homem sonharam-no à imagem e semelhança da Divindade.
Nós somos imagens de Deus porque somos seres pessoais. Os animais não são pessoas, pois o barro do qual emergiram não atingiu a complexidade para isso poder acontecer.
Por outras palavras, o cérebro dos animais não tem uma estrutura bastante complexa para poder emergir uma interioridade pessoal moldada pelo Espírito Santo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário